A Polícia Civil, por meio da 3a Din/Denarc, com apoio do Canil do Denarc, na manhã desta quarta-feira (5), deflagrou a Operação Locus e prendeu um homem em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
A investigação iniciou após o recebimento de informações de que indivíduos vinculados a uma organização criminosa do Vale do Sinos estariam transportando drogas e armas de fogo para a fronteira noroeste do Estado.
Durante a investigação foram obtidas 4 ordens judiciais de busca e apreensão domiciliar, sendo 3 em Sapucaia do Sul e 1 em Nova Santa Rita.
Foi possível constatar a dinâmica do crime, em que pessoas vinculadas a mesma organização criminosa, estabelecidas na região do interior do estado, recebiam apoio logístico no núcleo da organização, fixado no Vale do Sinos.
No cumprimento das buscas, além de cadernos de anotação com movimentações e indicações dos crimes praticados e telefones celulares, foram apreendidas duas pistolas calibre 9mm, dois carregadores de fuzil calibre 556, carregadores de pistola e carregadores com prolongadores, possibilitando aumento da capacidade de disparos.
Também foram apreendidas 120 munições de calibre 9mm e 50 de fuzil .556.
O responsável pelo material foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito.
A investigação prossegue para responsabilizar criminalmente os demais integrantes do grupo criminoso.
O preso foi encaminhado ao sistema prisional.