Dois comerciantes foram presos por furto de energia para abastecer seus estabelecimentos em São Leopoldo. A operação foi deflagrada pela Polícia Civil ontem em conjunto com a RGE para coibir furtos de energia elétrica – o popular “gato”. Os estabelecimentos estão localizadas nos bairro Pinheiro e Jardim América.
Os homens, de 33 e 42 anos, após a prisão, pagaram fiança e foram liberados, mas irão responder processo.
De acordo com o Delegado Rogério Baggio, o apoio da comunidade em denunciar o delito tem auxiliando nessas operações. “Tais ações muitas vezes são deflagradas a partir de denúncias, e parte dos resultados exitosos das investigações policiais deve-se ao apoio da comunidade, que tem realizado inúmeras denúncias. Elas são sobre os mais variados crimes e sobre a localização de foragidos, sendo que há a garantia total quanto ao anonimato das informações repassadas.”
Ainda de acordo com o delegado, a comunidade pode colaborar com o trabalho da Polícia Civil através do repasse de informações pelo número (51) 9 9701-1738 – WhatsApp e Telegram. O sigilo é garantido.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática ilegal. A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.