Ciclone extratropical vai trazer chuva, risco de temporais e ventania

5 de setembro de 2021 - 20:13
Por Defesa Civil/Metsul

A Defesa Civil de São Leopoldo emitiu boletim hoje (5) alertando sobre o risco de temporais, ventania – podendo ser superior a 90km/h – , volumes elevados de chuva e eventual queda de granizo, para a terça-feira, dia 7, em nossa região devido a formação de ciclone extratropical.

Para amanhã, segunda-feira, dia 6, a atmosfera segue bastante instável. Ao longo do dia as nuvens ganham força aliadas a um sistema de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai. Com isso há novamente a formação de temporais, especialmente na
Fronteira Oeste, Campanha e região Central.

Chuva forte e temporais com frente quente entre segunda e terça-feira

O ingresso do ar tropical já traz pancadas de chuva isoladas na primeira metade da segunda no interior gaúcho, mas da tarde para a noite se organiza uma linha de instabilidade com chuva e temporais de raios e granizo que se desloca de Noroeste para Sudeste. A instabilidade mais forte pode alcançar a área de Porto Alegre na noite da segunda.

O pior cenário de instabilidade é esperado em parte do Oeste e do Centro gaúcho, no Sul e no Leste do Estado, o que inclui Porto Alegre e região metropolitana. Cidades como Livramento, São Gabriel, Pelotas, Camaquã e a região metropolitana podem ter acumulados muito altos de precipitação durante a terça. O Uruguai também terá chuva intensa e temporais em diversos departamentos do país.

A maior parte dos modelos indica que a chuva mais intensa e volumosa entre a tarde e noite desta segunda e a quarta-feira se concentraria em parte do Oeste e do Centro, no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul. Porto Alegre e região metropolitana estão na zona de risco de chuva muito volumosa.

 

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo