Em reunião na tarde desta segunda-feira (31), o Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, instância composta por representantes da Prefeitura e de organizações da sociedade, deliberou pela manutenção das medidas de enfrentamento. Com isso a cidade irá manter as atuais regras de prevenção à covid-19, com protocolos de distanciamento, ocupação, limitação de horários e uso de máscara de proteção individual em estabelecimentos públicos e privados no município. O decreto será publicado ainda hoje e terá validade até 7 de junho.
O secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Diego Pitirini, apresentou os dados de evolução da pandemia no município, que tem apresentado aumento na procura por atendimentos.
Campanha “A Covid ainda não acabou”
Na reunião, o superientende de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo, jornalista Valentin Thomaz, apresentou a campanha “A Covid ainda não acabou”. Elaborada pela Scom, a peça gráfica central da campanha apresenta imagens de profissionais da saúde e de diferentes públicos sendo vacinados, justamente para propor esse cuidado, de que mesmo vacinadas, as pessoas não devem abrir mão dos cuidados nem achar que a pandemia acabou.
Fiscalização
O secretário Juliano Maciel, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, relatou um aumento nas denúncias do funcionamento de bares para além do horário permitido e de jogos de futebol com a utilização de áreas comuns, como churrasqueiras, o que não é permitido pelo decreto, que autoriza apenas a atividade esportiva. Segundo Juliano, a Força-tarefa de Fiscalização deve ampliar a fiscalização para esses públicos.