Homem é preso pela GCM em São Leopoldo após confessar a morte de uma cadela

Publicado em:

Uma ocorrência de maus-tratos contra um animal mobilizou a Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa) e o Grupo de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo nesta quinta-feira (3). O caso aconteceu no bairro São Miguel, nas imediações do Dique do Fuga, e terminou de forma trágica na manhã desta sexta-feira (4), com a confirmação da morte da cadela envolvida.

Segundo a Sempa, por volta das 17h de quinta-feira, a equipe foi chamada para atender uma denúncia envolvendo uma cadela da raça pitbull, que estava com uma das patas em estado grave. O ferimento expunha o osso e exigia uma amputação imediata. A cirurgia foi agendada para a manhã seguinte, às 8h30, e a equipe retornaria ao local para encaminhar o animal ao procedimento. Ao chegar no ponto combinado nesta sexta-feira, a equipe não encontrou mais a cadela. Moradores da região informaram que o tutor do animal teria a matado ainda na noite anterior.

Diante da gravidade do relato, a Sempa acionou apoio da GCM para averiguar os fatos. O suspeito, morador do bairro São Miguel, foi localizado e abordado pelas equipes. Ele confessou ter matado a cadela por volta das 22h de quinta-feira (3), utilizando uma corda amarrada ao pescoço do animal, prendendo-a em um tronco. O corpo da cadela foi encontrado cerca de 10 horas depois, nas proximidades do final do Dique do Fuga.

O homem foi conduzido à 2ª Delegacia de Polícia da Campina para o registro da ocorrência. Ele já possui antecedentes por condução irregular de veículo automotor.

De acordo com a Sempa, a cadela, mesmo ferida, era dócil e estava recebendo cuidados. O caso gerou grande comoção nas redes sociais, especialmente após a publicação do resgate feito pelo órgão. “A cadela era muito dócil, querida por todos, e muitas pessoas tinham se oferecido para adotá-la depois da cirurgia. Foi um caso que nos tocou profundamente”, destacou o coordenador da Sempa, Luciano Arruda.

A ocorrência segue em andamento e, até o momento, não foram divulgadas novas informações sobre a conclusão do caso.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

SUBIU DE NOVO: Gasolina voltou a R$ 5,96 o litro em alguns postos de São Leopoldo

A velocidade que aumenta é bem diferente quando baixa....

Faleceu hoje (25) Cássio Ritter, professor da rede estadual e diretor do CPERS

Faleceu nesta tarde (25), o professor estadual, diretor do...

Berlinda News: São Leopoldo Fest é alvo de críticas de fóruns culturais municipais

A realização da São Leopoldo Fest deste ano segue...

ATENÇÃO NA ÁGUA: Semae inicia limpeza dos reservatórios em São Leopoldo

Nesta quarta-feira, 25 de junho, o Serviço Municipal de...