BERLINDA ENTREVISTA: Força-tarefa de fiscalização contra a Covid-19 nunca parou em São Leopoldo, diz secretário

18 de janeiro de 2022 - 11:30

por Felipe Faleiro

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, foi um dos entrevistados na manhã desta terça-feira, 18, no programa Berlinda News Entrevista. Maciel falou a respeito da fiscalização da força-tarefa do município, a fim de evitar a disseminação da Covid-19.

“A atuação da força-tarefa acompanha a curva da pandemia. Quando sobe a curva de contágios, a fiscalização é ainda mais necessária, tivemos decreto bem restritivo. Com o arrefecimento da Covid, os decretos estaduais acabaram acompanhando e não trazendo grandes restrições, mas ela em nenhum momento deixou de existir”, disse ele.

Três pontos fundamentais

Na visão dele, há três pontos importante para conter a disseminação do vírus, e que são considerados pela secretaria para se manter baixos os índices de contaminação. “A fiscalização da obrigatoriedade da uso da máscara, álcool gel e a cobrança do passaporte vacinal para aqueles eventos nos quais se exige para sua entrada no local”, listou.

Maciel também reconheceu que o município atingiu um patamar alto de vacinação, e que ainda a máscara, por mais que seu uso seja desconfortável em períodos quentes, como o atual, é importante para que não haja a disseminação do coronavírus. “Desde o final do ano passado notávamos que o uso da máscara estava sendo colocado em segundo plano. Mas ele é fundamental para conter a disseminação do vírus, sobretudo em ambientes fechados, então acho que vale o esforço de todo mundo, e neste sentido é importante aumentar a visibilidade da fiscalização.”

“Uso da máscara vale o esforço”

“Se, por um lado, ficamos muito satisfeitos em constatar a eficácia da vacina, porque mesmo neste pico absurdo de novos casos, a gente consegue manter uma baixa no número de internações, hospitalizações e óbitos, por outro lado o número é tão grande de novos casos que daqui a pouco vai acabar sobrecarregando nosso sistema de saúde. Não sabemos ainda quanto tempo vai durar esta curva, e neste momento o uso da máscara, que é algo singelo vale o esforço de todo mundo, vamos segurar mais um pouquinho”, comentou o titular da Sedettec.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo