Saúde de São Leopoldo e Estado divergem sobre vacinação contra covid para jovens de 17 anos sem comorbidade

6 de setembro de 2021 - 15:29
Por Sônia Bettinelli

A vacinação contra covid para jovens de 17 anos, sem comorbidade, iniciada na semana passada por decisão da Prefeitura de São Leopoldo, não terá continuidade nos próximos dias. Essa faixa etária terá que aguardar a data de 15 de setembro, como anunciado pelo Ministério da Saúde (MS).

O motivo, segundo o secretário municipal de Saúde de São Leopoldo, Marcel Frison, é uma notificação da Coordenação Estadual de Vigilância em Saúde (CEVs). “Fomos forçados a adotar esta medida, na medida em que, fomos notificados pela Coordenação Estadual de Vigilância em Saúde (CEVs) , órgão subordinado à Secretaria Estadual de Saúde (SES), nos acusando de irregularidades na campanha de imunização contra a covid-19.”, diz parte da nota oficial divulgada nas redes sociais do Município.

Marcel Frison destaca a estratégia própria de imunização mediante as caraterísticas e as circunstâncias locais. “Nosso procedimento foi calcado em rigorosa análise sobre o público a ser atendido e cotejando as remessas planejadas pelo Ministério da Saúde no sentido de garantir a cobertura necessária para proteger toda a população de São Leopoldo”, completa.

O que diz o Estado

Em resposta, a secretária Adjunta  da Saúde e Diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticos de Saúde do Estado do RS, Ana Costa, explica a decisão. “A posição do Estado é clara. Cumprir o PNI  as pactuações em CIB. Por enquanto a orientação é de vacinação da população de 18 anos ou mais, cumprindo as respectivas metas para estas faixas etárias . Quanto aos adolescentes, estava orientada a vacinação dos que tem comorbidades”, diz.

A secretaria diz ainda que o Estado só irá avançar antes, caso chegue mais doses. “Vamos avançar conforme pni e pactuacoes, o que está previsto para o dia 15 caso cheguem às doses do MS. Caso cheguem doses antes, isto será discutido em CIB, que conta com representações municipais através do Cosems”, explica.

 

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo