O programa Berlinda em Focco desta quarta-feira (19) tratou sobre a segurança e para isso, recebeu no estúdio Rogério da Silva, diretor da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia (Acist) e presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Airton Figueiredo Martins Jr., titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Eduardo Hartz, delegado da 3ª Delegacia Regional Metropolitana, e Bibiana Beck Menezes, capitã do 25º Batalhão de Polícia Miltar (BPM).
Um dos objetivos desta reunião foi utilizar a grande audiência do Berlinda em Focco e do BerlindaNews para pedir que a população auxilie as polícias com denúncias. Segundo o delegado Airton Figueiredo, esse contato direto é muito importante. “Através do Whatsapp e do Telegram, a pessoa pode nos enviar uma mensagem, uma foto ou uma localização. Qualquer dado, qualquer informação, é muito importante para a gente e muitas denúncias já resultaram em muitos trabalhos”, explicou.
O número do Whats citado pelo delegado é: (51) 98585-6118.
“Recebemos denúncias 24 horas por dia. Recebo denúncias do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Rio Grande do Norte, de Santa Catarina. Essas denúncias sempre levam a investigações. Entraram em contato conosco, por exemplo, para falar sobre uma pessoa de Santa Catarina que foi vítima do golpe dos nudes aqui em São Leopoldo.”
Integração
De acordo com o delegado Eduardo Hartz, quem sai ganhando com a integração entre as polícias é a população. “Todo mês nos reunimos e com base em dados, planejamos as ações para o próximo mês e conversamos e avaliamos as ações daquele mês até para ver se deu certo e continuar colocando em prática”, afirmou ele que ressaltou o índice de 42 roubos a pedestres, que desde 2012 não era atingido.
“Hoje existe esse intercâmbio, essa troca de informações e integrar a comunidade nisso é de fundamental importância”, destacou a capitã Bibiana.
Confira abaixo o programa completo: