No sétimo andar da Prefeitura de São Leopoldo, o primeiro escalão começa a ganhar forma

9 de dezembro de 2020 - 22:38
Por Sônia Bettinelli

Enquanto do lado de fora da Prefeitura de São Leopoldo tem polêmica e barulho na rede social por causa do aumento do IPTU de 20,92%, no sétimo andar, tem muita conversa e reuniões, mas no maior silêncio. A cúpula do PT escalada para a transição – Ibanês Mariano, Sandro Lima e Dolores Pessoa – trabalha discretamente. Faz a triagem dos nomes e espaços que cada partido coligado está pleiteando. A palavra final sobre os 20 nomes que irão compor o primeiro escalão será do prefeito Vanazzi com a participação de Marcel Frison e Nelson Spolaor (principalmente). O vice-prefeito eleito Ary Moura (PDT) também deve integrar a cúpula para a decisão final.

20 secretarias = 6 partidos 

Essa é a conta para o próximo governo, logicamente dividindo os espaços de acordo com o desempenho nas urnas. PT e PDT tem três vereadores. PSB, PTB, Republicanos tem um vereador, enquanto o PCdoB, não tem representação na Câmara de Vereadores. O prefeito reeleito disse que a conversa é com o partido e não individualmente.

Republicanos

No caso do Republblicanos, que elegeu Tarzan Corrêa, a conversa é outra. Hoje existe o Republicano do vereador Armando Motta e o Republicanos do vereador eleito Tarzan que fez a campanha sem qualquer ligação com o partido. No Berlinda News Entrevista da semana passada, Tarzan disse que seu jeito de trabalhar é conversando. “Sobre o mandato, vou escutar o que as pessoas sugerem, mas a condução será minha”, avisou acrescentando que sua equipe será totalmente nova.

PDT – 8 secretarias

Sobre a ocupação das secretarias, o PDT trabalha com a possibilidade de 8 pastas, o PSB duas. Num simples cálculo de matemática sobrariam 10 pastas para PT, PTB, Republicanos e PCdoB. Será???????

DS

A corrente petista Democracia Socialista (DS) negocia manter os três espaços atuais: Semae, Administração e Meio Ambiente.

AE

Na tendência petista Articulação de Esquerda (AE), da qual o prefeito faz parte, assim como Spolaor, Marcel e Ana Affonso, tem mais planejamento além do primeiro escalão. De olho em 2022, os nomes de Ana Affonso e Nelson Spolaor para dobradinha respectivamente Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Confirmando isso, Marcel Frison é o primeiro da lista para 2024.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo