Sem problemas para a transição, o governador eleito Eduardo Leite (PSDB) já trata de pautas para o início de 2023 e uma das prioridades é recursos estaduais para duplicação da Br-116, incluindo o viaduto da Scharlau na sequência da suplicação da ponte sobre o Rio do Sinos e acesso a Esteio. No almoço com prefeitos da Granpal ontem (3), Leite começou o processo de alinhamento para que a matéria seja aprovada pela Assembleia Legislativa. E dessa vez, um dos argumentos é contrapartida da União, ou seja, iniciar a obra para que a 448 chegue até Portão. A próxima etapa é articular com os prefeitos para que convençam os deputados sobre a importância da matéria para toda a região. Na primeira tentativa a matéria foi derrotada por um voto, do presidente do Parlamento, 26 x 25.
Agora é com Lula
Lembrando que a bancada petista votou contra o repasse dos recursos do Estado para a duplicação da BR-116, mas isso no atual cenário com Bolsonaro na presidência. Para 2023, o cenário muda e quem estará no comando será Luiz Inácio Lula da Silva. Assim como fez agora, articulando pela aprovação, o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal (PP) deve se empenhar bastante pois o acesso para a cidade será duplicado.
Bandeiras tremulando
Enquanto em Brasília e no Piratini o movimento é de transição com reuniões e mais reuniões, nas proximidades do 16º GAC/AP, ontem (3) à noite, as bandeiras seguem tremulando contra o resultado da eleição.