Crônicas Zurbanas: A vida entre os trilhos das 22 estações de Novo Hamburgo a Porto Alegre

Publicado em:

O Cultura Capilé de ontem (6), embarcou em uma viagem inédita pelas 22 estações do trensurb, de Novo Hamburgo a Porto Alegre. Foi uma viagem especial com direito a um guia contador de histórias recolhidas entre as estações e seus usuários. Edimilson Klein, atual ouvidor da Trensurb começou sua carreira na estatal como operador de trens. Cumprimentava com  bom dia, desejava  boa viagem, palavras de incentivo que lhe renderam pelo menos dois nomes: “o piloto que fala no trem e o piloto poeta”, como está na contracapa de seu livro “Crônicas Zurbanas”.

Natural de Esteio,  mas morador de Sapucaia do Sul, há muitos anos, Klein define sua linguagem como popular. “Tive muito cuidado na hora de escrever minhas crônicas para que todas as pessoas, independente de formação escolar, pudessem entender realmente a mensagem. Precisava de uma revisora especial. Aí entra minha mãe, que estudou até a 3 série. Quando ela não entendia uma palavra eu trocava, ou seja, minha mãe me ajudou e todas as pessoas entendem as histórias”,  contou Klein que segue trabalhando na estatal, mas reservando um tempo para novas crônicas para a segunda edição.

Contação de histórias

Escrever e contar histórias é uma das alegrias de Klein. “As Crônicas Zurbanas juntam histórias de usuários, colegas de trabalho com a história de cada estação e da respectiva cidade. É um breve histórico para que o leitor consiga embarcar nessa viagem descobrindo informações que compartilho em escolas. Faço palestras em várias escolas e as crianças  fazem trabalhos e maquetes. Isso me deixa feliz e recompensado em contribuir para o conhecimento dos estudantes”, destaca Klein.

Saiba mais 

www.facebook.com/cronicaszurbanas

www.facebook.com/edimilson.klein

www.facebook.com/edimilsonklein.palestrante/

 

Quer saber mais desta história acompanhe a entrevista: 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Às 20h15 da noite desta terça-feira (17), Sinos atinge o nível normal em São Leopoldo

2,50 metros. É o nível registrado do Rio dos...

Projeto 40nós, da fotógrafa Mariana Jesus, promove roda de conversa sobre vivências LGBTQIAPN+

O Projeto 40nós realizou uma roda de conversa aberta...

Alunos de Gastronomia da Unisinos promovem evento no campus de São Leopoldo nesta quarta-feira (18)

Nesta quarta-feira (18), a partir das 15h30, no pergolado...