Uso de máscara para crianças até 12 anos deixa de ser protocolo obrigatório no RS

Publicado em:

A mudança foi anunciada neste sábado pelo governador do Estado, Eduardo Leite. O Decreto 56.403, de 26/2/2022, publicado no Diário Oficial do Estado, diz que o uso de máscara de proteção individual para crianças menores de 12 anos deixa de ser considerado protocolo obrigatório pelo Sistema 3AS de Monitoramento, mecanismo que gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul. Para crianças entre seis e 11 anos, a máscara passa a ser protocolo recomendado.

Ainda conforme o decreto, fica recomendada “a  utilização de máscara de proteção individual por crianças maiores de seis e menores de 12 anos de idade, mantendo-se  boca e  nariz cobertos, mediante supervisão de um responsável para orientações sobre colocação e retirada da máscara”.

O parecer técnico que embasa o regramento, assinado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria Estadual da Saúde (SES), levanta pontos de atenção que devem ser considerados para o uso recomendado da máscara em crianças entre seis e 11 anos. Um desses aspectos é a transmissão generalizada, comunitária ou sustentada da doença. Também deve-se observar a capacidade individual da criança nos cuidados com a manipulação da máscara. Para crianças que convivem com pessoas que tenham alto risco de desenvolvimento de doenças graves, o uso de máscara é aconselhado.

A justificativa da SES também reforça a importância da vacinação para que vírus respiratórios sejam mitigados. Cerca de 40% do público infantil entre cinco e 11 anos já foi vacinado contra o coronavírus desde o início da imunização para essa faixa etária no Estado, o que contribui para o controle do vírus nos ambientes.

 

• Clique aqui e acesse o Decreto 56.403, publicado no Diário Oficial do Estado de 26 de fevereiro de 2022.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Vereadores de São Leopoldo aprovam prorrogação do Refis até 31 de julho

rt. 1o A Lei Municipal no 10.245, de 24 de...

“O sistema de contenção às cheias funcionou, e funcionou bem”, vereador Daniel Daudt

Líder do governo na Câmara de Vereadores de São...

Presidente do Sindiguardas pede apoio dos vereadores para regulamentação das Guardas Municipais em todo país

O presidente do Sindiguardas, Robson Camargo Lima e Silva,...