Ações de perturbações do sossego, eventos climáticos e indicadores de violência foram algumas pautas realizada na tarde desta quarta-feira (19) na Arena de Inovação e Empreendimentos da São Leopoldo Fest.
A secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária, Giselda Matheus, falou sobre o clima tranquilo da festa. “Tradicionalmente a festa tem um ambiente familiar e esse ano não foi diferente. Não registramos nenhum tumulto e nenhum incidente. Estamos com um efetivo da Guarda Municipal presente durante todo o período da festa que dá mais tranquilidade para quem vem acompanhar os festejos”, disse.
O coordenador técnico da Defesa Civil Municipal, Fabiano Camargo, falou sobre o trabalho integrado durante o atendimento à população após o ciclone do mês de junho. “O trabalho da prefeitura foi imediato com a abertura do Ginásio Celso Morbach e mais seis locais para acolhimento, auxílio e acompanhamento de cerca de 800 pessoas que ficaram desabrigadas. Mais de 57 toneladas de alimento, produtos de higiene e limpeza foram distribuídos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Cerca de 9 toneladas, foram para destinadas às famílias alojadas no Ginásio Municipal e cerca de 30 mil refeições prontas entregues no último período. Na área da Saúde foram realizadas ações de apoio, orientação, vacinação, distribuição de medicamentos e atendimento médico nos locais de acolhimento coletivo. Além disso, ocorreu o atendimento veterinário aos animais recolhidos ao ginásio”, resumiu.
POLÍCIA CIVIL E BRIGADA MILITAR
O titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil, delegado André Serrão, comentou sobre os indicadores de violência no Município. “O trabalho intenso na área de segurança está dando resultado. No índice de homicídios dolosos (com intenção de matar), São Leopoldo registrou queda pelo segundo ano consecutivo. A queda de 20% nos roubos de veículos em São Leopoldo reflete os investimentos na Polícia, integração entre as forças de segurança e fortalecimento dos canais de denúncias. Treinamentos e melhorias na infraestrutura fortaleceram a presença policial nas ruas e agilizaram a resposta aos chamados”, destacou.
O Tenente-Coronel Alexsandro Goi, também lembrou do trabalho executado pelo 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e aproveitou para reforçar a segurança realizada dentro e em torno da SL Fest.
O diretor-geral da Guarda Civil Municipal (GCM), José Carlos Pedrozo, pontou as ações dos servidores da segurança. Participaram do encontro também o capitão do 25º BPM, Juliano Giboski; a titular da 1ª Delegacia de Polícia, Cibele Savi; a diretora do Instituto Penal de São Leopoldo (IPSL), Fernanda Camargo; o capitão do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), André Borges; a sargento do 2º BBM, Neusa, entre outros representantes do governo municipal.