37º CONASEMS: São Leopoldo apresenta projeto de vacinação com a unidade móvel em frente às escolas

Publicado em:

A secretária da Saúde Andréia Nunes e a coordenadora de imunizações, Karen Carvalho, representaram o município de São Leopoldo na 37ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado de 16 a 19 de julho na cidade de Goiânia (GO). No encontro, foi apresentado o programa de vacinação desenvolvido com a unidade móvel em frente às escolas municipais, facilitando o acesso da população aos imunizantes. O trabalho vem sendo executado com sucesso desde 2021. “O tema das vacinas pautou o congresso. Vivemos anos obscuros no governo anterior. Os índices caíram dramaticamente em todo o país. Diante disso, iniciativas como a nossa, em São Leopoldo, foram reconhecidas e servirão de inspiração para outros municípios de todo o país”, destacou Andréia.

Ensinar e aprender. As representantes de São Leopoldo aproveitaram a oportunidade para buscar conhecimento científico, trocar experiências e  fortalecer vínculos, na busca de avanços para o Sistema Único de Saúde (SUS). Na saúde digital, duas inovações: o vacinômetro Covid-19 foi relançado, agora com a opção de consulta por estabelecimento de saúde, e uma nova versão do app ConecteSUS, que dará acesso ao prontuário médico digital e permitirá avaliar os serviços nas unidades. “Isso é fundamental para o gestor analisar a carteira de vacina e verificar os recursos que a gente recebe. Também serve para a população acompanhar sua carteira de vacina. Estiveram presentes nesse evento todos os grandes laboratórios e empresas de vacinação, uma oportunidade de conhecer inovações e estreitar contatos para obter mais recursos e serviços para a população de São Leopoldo”, salientou Andréia.

O Conasems deste ano bateu recorde de inscritos, com mais de 11 mil participantes de todo o país, entre eles, 1,5 mil secretários municipais. Presente no encontro, a ministra da Saúde Nísia Trindade anunciou a estratégia de microplanejamento para a multivacinação, a ser lançada em agosto. “Estamos descentralizando R$ 151 milhões para essa ação inédita em estados e municípios, em planos regionais e locais, com base no trabalho realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O microplanejamento poderá ser um diferencial para a retomada das altas coberturas vacinais, com o planejamento na ponta adaptado a cada realidade e com a concentração de esforços nos locais onde as taxas de imunização estão mais baixas”, ressaltou.

37º edição do Conasems 

O 37º Congresso do Conasems propôs um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS. Além da tradicional Feira SUS, com estandes do Conasems, dos Cosems, patrocinadores, expositores, área de apoiadores, a 37ª Edição do Conasems contou com atividades como a Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS, apresentação de painéis técnicos, contemplando diversos aspectos do tema Integralidade no SUS.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Unisinos publica edital para 30 bolsas integrais 

A Unisinos está com inscrições abertas para o processo...

POR CÍNTIA MACIEL: A magia das meias coloridas

Meias coloridas, um riso escondidoEm cada par, um mundo...

Encontro entre Unisinos e UCB promove integração acadêmica

Durante dois dias, um grupo da Universidade Católica de...

POR MARCO DE BRITTO: O que se espera do novo diretor do Hospital Centenário

Em tempos em que a saúde pública caminha na...