Alto número de abandonos causa superlotação em Canil e Sempa está impedido de recolher animais

Publicado em:

Nos últimos 45 dias em São Leopoldo, mais de 60 animais atropelados ou com miíase (a popular bicheira) foram recolhidos pela Secretaria de Proteção Animal. Com o baixo número de adoções e alta de abandonos, infelizmente comuns no verão, o Canil Municipal está superlotado e impedido de recolher mais animais.

De acordo com o secretário Walter Verbist, foram abandonados em sua maioria animais de porte grande, o que demanda maior capacidade de abrigo nos canis. “Estamos reformando algumas baias para melhorar as condições de estadia dos cães tutelados provisoriamente, mas é essencial que a população entenda que o canil não é depósito de cachorro. Realizamos em 2020, mesmo com a pandemia, cerca de 1.300 procedimentos cirúrgicos, sendo aproximadamente mil castrações de animais de rua e parcela de beneficiários de programas sociais. Mesmo assim estamos lotados, é um trabalho de enxugar gelo”, disse o secretário ao explicar as ações para mitigar o problema.

O canil também não pode recolher filhotes nem animais prenhas em decorrência da fragilidade imunológica a doenças pré-existentes como parvovirose e cinomose. “O canil deve ser considerado uma casa de passagem, onde os animais são tratados, recuperados e devolvidos ao local de origem. Um cão atropelado leva mais de 30 dias para se recuperar”, reforçou Walter ao explicar que em nenhum lugar do mundo canil pode ser considerado lar permanente.

A população pode auxiliar a Sempa ao flagrar uma situação de abandono. “Conseguimos identificar um carro de Estância Velha que abandonou um cachorro no Bairro Santos Dumont, nesta segunda-feira. Temos testemunhas e serão tomadas todas as providências penais cabíveis”, informou.  Ano passado foram realizadas 180 visitas para verificação de casos maus tratos, que resultou em 60 animais recolhidos, 30 expedientes encaminhados para o fórum. A prática de abuso e maus tratos a cães e gatos tem pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda.

 

Para adotar

Quem se interessar por algum dos cães do canil e busca a adoção de um novo amigo, pode entrar em contato com a Sempa através do número 3592 9981, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14, e agendar sua visita ao canil. Para efetuar a adoção, é preciso ser maior de 18 anos, e apresentar carteira de identidade e comprovante de residência.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Regina Caetano assume a prefeitura de São Leopoldo com viagem do prefeito à Alemanha

Nessa segunda-feira (30), Regina Caetano assume como prefeita de...

Sônia Bettinelli decide viver um novo ciclo: “Me priorizar”, diz ela após cinco anos de Berlinda

Há cinco anos, com Juliano Palinha, decidi mudar o...

Sesc São Leopoldo abre vagas gratuitas para conclusão do Ensino Médio de Jovens e Adultos

O Sesc São Leopoldo está com inscrições abertas para...

Oncologia Centenário em pauta no programa BERLINDA NEWS ENTREVISTA desta segunda-feira (30)

Na manhã desta segunda-feira (30), a Oncologia Centenário foi tema da...