A partir desta quarta-feira (23), todos os passageiros que passarem pela Estação Mercado do Trensurb terá a temperatura verificada.
Este será o segundo ponto de inspeção sanitária na Capital. O primeiro está no Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Para medir a temperatura de centenas de pessoas, porém, a Trensurb vai utilizar uma câmera térmica que já é usada em muitos aeroportos ao redor do mundo que, por meio de um software, consegue identificar cada usuário e assim, verificar a temperatura corporal. A capacidade média dessa tecnologia é de checar 5 mil pessoas em 30 minutos.
Com a câmera, porém, também será possível verificar se os passageiro estão de máscara, além do gênero e idade de cada um.
“As pessoas podem ter o vírus e estarem assintomáticas, mas vamos usar o teste de temperatura mesmo assim. É um filtro e as informações ficarão registradas no computador”, afirmou o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto.
Como vai funcionar
Sempre que um usuário for detectado com temperatura alta, será encaminhado para fazer o teste do PCR ali na estação mesmo, onde foi disponibilizada uma sala somente para isso.
Os passageiros precisam estar atentos, porque muitos serão chamados para realizarem testes, mesmo estando com a temperatura normal.
Em caso de resultado positivo, a pessoa será encaminhada para uma unidade de saúde.
O controle sanitário no local deverá durar 30 dias e conta com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), prefeitura de Porto Alegre e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).