Em função das enchentes de maio de 2024, o Governo Federal já disponibilizou R$ 1,1 bilhão em serviços para a reconstrução de rodovias e Obras de Arte Especiais (OAEs) no Rio Grande do Sul. O valor já foi todo empenhado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Dnit/RS). Atualmente, seguem em andamento 22 contratos, que serão executados ainda este ano.
“A rápida atuação da autarquia, desde o primeiro dia, foi fundamental para abrir o que chamamos de caminhos assistenciais, que permitiram a passagem de medicamentos, alimentos, água e veículos de resgate, para suprir e dar auxílio à população que estava isolada”, destaca o diretor-geral do DNIT, Fabricio Galvão.
As consequências das chuvas foram devastadoras para milhares de gaúchos, que além de perderem bens materiais, também tiveram que lidar com a falta de mobilidade, dadas as condições de diversas rodovias, que foram levadas pela água ou cobertas de lama por conta do deslizamento de encostas. Ao todo, nos segmentos federais, o DNIT chegou a registrar, em um único dia, mais de 40 pontos de bloqueios.
São Leopoldo
O rompimento de um dique alagou a BR-116 na altura de São Leopoldo, bloqueando uma das principais vias de acesso à capital. Ali, na proximidade da ponte sobre o Rio dos Sinos, o DNIT construiu um caminho com pedras, que elevou a rodovia e permitiu a passagem de veículos.
Caxias do Sul e Nova Petrópolis
Em outro ponto da BR-116, na divisa entre os municípios de Caixas do Sul e Nova Petrópolis, a força da água causou um colapso na Ponte do Caí, bloqueando todo o tráfego entre as duas cidades. Porém, em tempo recorde e com investimento de R$ 31 milhões, o DNIT entregou uma nova estrutura em 21 de dezembro de 2024, restabelecendo o trânsito na região.
Bento Gonçalves e Veranópolis
A BR-470, no trecho entre Bento Gonçalves e Veranópolis, região serrana do Estado, também sofreu graves consequências. O deslizamento de encostas levou a rodovia embora, em dezenas de pontos dos 24 quilômetros que dividem os municípios. Por lá, o DNIT atuou dia e noite para devolver o tráfego à população, limpando a rodovia e reconstruindo caminhos que haviam sido completamente destruídos. O trânsito está liberado, mas ainda segue em obras, com serviços diurnos e noturnos e em horários pré-estabelecidos.
Eldorado do Sul
Durante a emergência, as equipes do DNIT também atuaram na reconstrução de um bueiro e das cabeceiras do viaduto de acesso a Eldorado do Sul; na construção de um desvio lateral à ponte sobre a várzea do Rio Toropi, na BR-287; e em diversos outros pontos, alguns deles ainda com serviços complementares em execução.