Polícia Civil captura um dos criminosos mais procurados do Estado na praia de Xangri-lá

Publicado em:

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Capturas (DECAP), unidade subordinada à Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO/DEIC), efetuou, na manhã desta sexta-feira, a prisão de Tiago Soares da Silva, conhecido como “Tiago Pequeno”, um dos criminosos mais procurados do Estado.

A captura ocorreu no município de Xangri-Lá, no Litoral Norte gaúcho, após semanas de monitoramento ininterrupto, que identificou os locais de circulação e ocultação utilizados pelo foragido entre a região litorânea e a Serra Gaúcha.

A operação contou com o apoio fundamental do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos da Polícia Civil (GIE/PC/RS), desde o planejamento até a execução da ação, consolidando mais uma resposta efetiva da instituição ao crime organizado.

Segundo o Delegado Gabriel Casanova, titular da DECAP: “A prisão de Tiago Pequeno, um dos nossos principais alvos, é resultado de um trabalho técnico e contínuo de monitoramento realizado pela DECAP, que busca priorizar a captura de lideranças criminosas, independentemente de qual seja a facção.”

Histórico e periculosidade do criminoso

Tiago Pequeno é um dos principais nomes na hierarquia de uma das maiores organizações criminosas do Estado, com liderança consolidada nas cidades de Gravataí e Cachoeirinha. A Polícia Civil desenvolve investigações, inclusive, sobre a existência de tentáculos operacionais e influência da organização sobre agentes e contratos públicos nesses municípios.

O criminoso responde a dezenas de processos por crimes gravíssimos, incluindo sua vinculação direta à prática de, ao menos, 11 homicídios consumados, além de tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, extorsão, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Após receber o benefício de progressão antecipada de regime, em 24 de março de 2024, Tiago rompeu sua tornozeleira eletrônica em 19 de setembro do mesmo ano e, desde então, encontrava-se foragido, sendo considerado alvo prioritário da Polícia Civil.

O Diretor da DRACO/DEIC, Delegado Cassiano Cabral, destaca: “Tiago Pequeno é um criminoso de alta relevância e foi capturado após ter obtido progressão de regime antecipada e colocação de tornozeleira eletrônica que, como esperado, foi rompida. Trata-se de uma situação que sobrecarrega as forças de segurança, consome recursos humanos e financeiros, permite a reorganização das organizações criminosas e compromete a manutenção de bons índices, além da sensação de segurança da população.”

 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Vereadores de São Leopoldo aprovam prorrogação do Refis até 31 de julho

rt. 1o A Lei Municipal no 10.245, de 24 de...

“O sistema de contenção às cheias funcionou, e funcionou bem”, vereador Daniel Daudt

Líder do governo na Câmara de Vereadores de São...

Presidente do Sindiguardas pede apoio dos vereadores para regulamentação das Guardas Municipais em todo país

O presidente do Sindiguardas, Robson Camargo Lima e Silva,...