Nesta quarta-feira (7), o prefeito Ary Vanazzi recebeu, juntamente as secretarias envolvidas no projeto macrodrenagem, urbanização e regularização fundiária da Steigleder, os representantes do Ministério das Cidades para apresentação do faseamento do projeto e visita na área. “Nossa cidade tem uma história de defesa das políticas habitacionais, a região da Steigleder é uma área importante que queremos logo resolver esses problemas e trazer dignidade para esses moradores”, destacou o prefeito. O projeto selecionado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na modalidade Periferia Viva-Urbanização de Favelas está nos últimos trâmites para a assinatura do contrato que iniciará a execução do projeto
Com um investimento de mais de R$ 149 milhões, o PAC Steigleder será dividido em cinco fases contendo toda a realização técnica do projeto, construção das obras da vala de drenagem e casa de bombas, reassentamento das famílias em áreas de alagamento, urbanização e regularização fundiária da área, além de aportes para realização de projetos sociais com os moradores da comunidade para enfrentamento da vulnerabilidade espacial e social.
“A gente pode ver o nível de organização da prefeitura com a comunidade para tornar esse projeto real, a seleção é fruto desta luta. Agora temos um horizonte longo de trabalho, mas não é mais promessa, agora o recurso está garantido, as obras vão acontecer”, salientou o arquiteto do Departamento de Urbanização do Ministério das Cidades, Henrique Adriano.
O secretário municipal de Habitação (Semhab), Álvaro Pedrotti, contou o esforço de toda e equipe da Semhab na elaboração do projeto e da importância que ele terá na vida dos moradores. “Esta visita presencial no local é extremamente importante, nada como ver o projeto, sentir a necessidade e conhecer a comunidade. Estamos nos últimos trâmites para assinar o contrato e muito em breve já vamos iniciar a execução dele”, frisou Pedrotti.