Nesta quinta-feira tem desfile de cadeiras de rodas estilizadas na Feevale

Publicado em:

A Universidade Feevale realiza nesta quinta-feira (10), a terceira edição do desfile Estilizando sua cadeira de rodas. A atividade, que é aberta à comunidade, acontecerá às 17h30min, na Rua Coberta do Câmpus II da Instituição. Participarão do desfile pessoas beneficiadas pela iniciativa, as quais apresentarão ao público as suas cadeiras, que foram personalizadas durante as oficinas de criatividade do projeto de mesmo nome e que ocorreram em setembro e início de outubro.

A iniciativa é organizada pelo projeto social Qualidade de Vida para Pessoas com Deficiência, coordenado pela professora Jacinta Renner. Conforme a docente, a customização do material contou com a participação de voluntários como estudantes, colaboradores, pesquisadores e professores da Feevale. “Nesta edição, além de usuários de cadeiras de rodas, teremos no desfile uma pessoa que estilizou seu andador e um participante da última edição que está ensaiando alguns passos. Também contará com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, pela primeira vez, de audiodescrição”, explica.

Conforme Jacinta, o evento tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a inclusão de pessoas com deficiência, em especial crianças e adolescentes, quanto aos aspectos lúdicos e de identidade na relação entre o usuário e a cadeira de rodas. “A cadeira são as pernas para o usuário, é por ela que se locomove e se relaciona com a sociedade. O desfile é a celebração deste evento direcionado à diversidade humana, à inclusão social, à criatividade, ao estilo e à identidade dos participantes”, afirma Jacinta.

O desfile Estilizando sua cadeira de rodas é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex), por meio do grupo de pesquisa em Design e do projeto social Qualidade de Vida para Pessoas com Deficiência, com apoio dos programas de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e em Processos e Manifestações Culturais, cursos de DesignModaEstética e CosméticaArtes Visuais e Engenharias e Oficina Tecnológica e Centro de Design da Feevale.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Às 20h15 da noite desta terça-feira (17), Sinos atinge o nível normal em São Leopoldo

2,50 metros. É o nível registrado do Rio dos...

Projeto 40nós, da fotógrafa Mariana Jesus, promove roda de conversa sobre vivências LGBTQIAPN+

O Projeto 40nós realizou uma roda de conversa aberta...

Alunos de Gastronomia da Unisinos promovem evento no campus de São Leopoldo nesta quarta-feira (18)

Nesta quarta-feira (18), a partir das 15h30, no pergolado...