Um homem que utilizava um cavalo para tracionar uma carroça foi detido pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), Ipson Pavani. O fato ocorreu na terça-feira, 10 de outubro, no bairro Scharlau. Na ação os agentes estavam fazendo averiguações de denúncias de maus-tratos quando receberem a informação de um homem utilizando um cavalo em uma carroça.
Junto com a guarnição estava o titular da Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa), Walter Verbist. O homem foi flagrado carregando entulho na carroça. Ao ser informado que o cavalo seria recolhido o homem ameaçou o secretário e investiu contra a guarnição. Ele foi imobilizado e conduzido até a 2ª Delegacia de Polícia Civil para o registro da ocorrência.
O cavalo foi recolhido e levado até a propriedade que a Prefeitura de São Leopoldo mantém para equinos que são recolhidos em situação de tração animal e/ou maus-tratos. A propriedade foi escolhida por meio de licitação para o cuidado dos animais. O custeio das diárias dos animais é pago pelo Governo Municipal. Esses cavalos esperam por adoção e pessoas interessadas neste ato precisam apresentar documentação que comprove que possui uma propriedade rural que possa oferecer conforto ao animal.