Feevale oferece atendimento odontológico a crianças e adolescentes

Publicado em:

A Universidade Feevale disponibiliza à comunidade um novo serviço de atenção básica à saúde bucal. Os atendimentos especializados em odontologia pediátrica, destinados a crianças e adolescentes de zero a 17 anos, começaram neste mês nas clínicas odontológicas, localizadas no prédio Branco, no Câmpus II da Instituição (ERS-239, 2755, Vila Nova, Novo Hamburgo). O serviço, que é gratuito mediante avaliação socioeconômica, acontece às terças-feiras pela manhã, a partir das 9h20min, e à tarde, a partir das 14h15min. O agendamento deve ser feito pelo telefone (51) 3586-8813 ou pelo e-mail [email protected].

Entre as crianças já beneficiadas está Felipe Gabriel da Silva, de 10 anos, morador do bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Quem o acompanhou foi o pai, Ernani João da Silva, que conta que foi a esposa que conseguiu o encaminhamento. “É a nossa primeira vez aqui e estou satisfeito com o atendimento e forma com que estamos sendo tratados pela equipe”, enfatiza. “Além de usufruir desta estrutura excelente, os profissionais estão nos explicando cada passo da consulta, o que nos deixa seguros e confiantes nos tratamentos que nos são apresentados”, complementa.

Procedimentos

As consultas são realizadas pelos estudantes da disciplina Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, acompanhados pelos professores Fabiane de Souza, Ronairo Turchiello e Maximiano Tovo. Conforme os docentes, os atendimentos acontecem com a presença dos responsáveis e começam por período de acolhimento, com a clínica personalizada para receber as crianças. “Os pacientes e seus familiares são longamente entrevistados por uma dupla de estudantes sobre questões relativas à higiene bucal, ao parto, à infância e idade, entre outros aspectos”, explica Tovo. “A partir desse momento, conversamos com os acadêmicos, concluímos o diagnóstico e traçamos o planejamento, levando em conta todas as particularidades de cada perfil”, complementa o docente, acrescentando que a investigação inicial leva cerca de uma hora e quarenta minutos.

foto

Conforme a acadêmica Amanda Kuntzler, do oitavo semestre do curso, a grande diferença do atendimento odontopediátrico, em comparação com o adulto, é trabalhar com um lado mais lúdico para que as crianças percam o “medo do dentista”. “Com os pequenos a gente demonstra tudo o que fazemos. Focamos muito em situações lúdicas, nas figuras ou em balões presos aos boxes, para que deixem de se preocupar com as agulhas e tenham um atendimento mais confortável”, avalia.

Havendo necessidade, os pacientes são encaminhados para a realização de exames, usufruindo da infraestrutura do local, que conta com equipamentos modernos e tecnológicos para imagens radiológicas periapicais, panorâmica, telerradiografia e tomografia computadorizada. “Caso o paciente tenha necessidade, podemos oferecer restaurações, tratamentos como o de canal de leite, extrações dentárias, acompanhamento da troca de dentição e aparelhos ortodônticos quando as questões estéticas estão comprometidas”, conclui Tovo.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Brigada Militar apreende 18,52 toneladas de drogas no primeiro semestre de 2025

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul registrou...

Unisinos oferece 400 bolsas integrais pelo Prouni para ingresso em 2025/2

A Unisinos disponibiliza 400 bolsas integrais por meio do...

Gastos com supersalários no Judiciário disparam quase 50% em um ano

Os gastos do Poder Judiciário com remunerações acima do...

BERLINDA NEWS ENTREVISTA: Novos colunistas abordam a situação política de São Leopoldo.

No programa Berlinda News Entrevista desta terça-feira (1º) contou...