A rede de escolas conveniadas com o município de São Leopoldo está atuando de acordo com a carga horária estabelecida pela rede municipal de ensino, porém, com autonomia em relação aos horários de atendimento. Nos últimos dias, surgiram reclamações sobre os horários dessas instituições, o que levou o Portal Berlinda a buscar esclarecimentos junto à Diretoria de Informações, Matrículas Escolares e Estrutura (DIMEE).
De acordo com a diretora da DIMEE, Betiele Dewes, cada escola conveniada tem autonomia para definir seus horários. “Essas escolas vendem para a Secretaria Municipal de Educação um serviço de 10 horas diárias para alunos matriculados no turno integral, mas elas podem organizar seus horários de funcionamento conforme suas necessidades”, explicou.
Desde 2019, as escolas próprias da rede municipal de ensino também adotam a carga horária de 10 horas diárias. O horário de funcionamento dessas instituições vai das 7h30 às 17h30, atendendo aos alunos em período integral.
A diretoria reforçou que, embora as escolas conveniadas sigam a mesma carga horária, a flexibilidade de horários visa atender às particularidades de cada unidade, sem comprometer o atendimento previsto no contrato com o município.