Porto Alegre é palco da Conferência de Cocriação e Compartilhamento de Conhecimento Brasil – Países Baixos, um evento crucial para debater soluções de enfrentamento às enchentes no Rio Grande do Sul. Com o objetivo de aprimorar o sistema de proteção contra cheias na Região Metropolitana de Porto Alegre, a convenção reúne especialistas de renome, que discutem estratégias para mitigar os impactos das inundações que afetam a região.
A presidente do Comitesinos, Viviane Feijó Machado, destacou a importância da participação de todos os comitês de bacias hidrográficas nesses encontros. “O Comitesinos vem reforçando a necessidade de envolver todos os comitês das bacias que contribuem para o volume de água no delta. Nos surpreendeu a ausência dos comitês Caí, Taquari e Gravataí, que aparentemente não foram convidados. Apenas os comitês do Lago Guaíba e do Sinos estiveram presentes”, afirmou Viviane.
Ela também enfatizou a necessidade de criar um órgão metropolitano para gerenciar o Sistema de Proteção contra Cheias, assegurando o compartilhamento de responsabilidades entre os municípios e a União. A presença ativa do Comitesinos na conferência sublinha seu papel central na busca por soluções integradas e eficazes para os desafios enfrentados pela região.
O evento, que segue até quinta-feira (22/8) no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conta com a participação de especialistas dos Países Baixos, que compartilham sua experiência em prevenção e mitigação de desastres naturais. Um dos destaques é o programa “Room for the River” (Espaço para o Rio), que foi implementado na Europa para reduzir o risco de inundações, oferecendo importantes insights para as estratégias a serem adotadas no Brasil