Batata e Feijão são os vilões da cesta básica do mês de setembro

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Os produtos que mais pesaram no bolso do consumidor quando foi comparar a cesta básica do mês de agosto para setembro foi a batata e feijão. Conforme a pesquisa realizada pelo Procon de São Leopoldo a batata teve um aumento de 75% e o feijão 39%. “Chamam a atenção os valores singulares dos produtos, pois houve variações específicas de mais de 70%”, destaca a fiscal Cibeli Prado. De acordo com o levantamento o frango resfriado com um aumento de 31% também foi um dos vilões entre o mês passado e esse. Por outro lado, os itens com menor custo, em comparação ao mês anterior, foram o extrato de tomate, -48%, e a cebola, -25%.
Ainda conforme o Procon, a cesta básica de menor valor foi encontrada pelo custo de R$ 492,49, com uma redução de 1% em comparação com o mês de setembro. A pesquisa de preços, que foi realizada na sexta-feira, 9 de outubro, foi realizada em supermercados na região central do município, buscando os menores valores de 27 produtos que compõem a lista. A quantidade dos produtos é considerada pelo mínimo necessário para um consumo familiar. A pesquisa na íntegra é divulgada no portal da Prefeitura de São Leopoldo.
“É aconselhável que o consumidor pesquise os produtos em diversos mercados e encontrem os preços que realmente cabem no seu bolso”, afirma a diretora do Procon-SL, Anajara Isse. Ela observa ainda que os preços praticados se referem ao período da realização da pesquisa e que podem apresentar variações após a data
Anajara Isse salienta que a fiscalização é realizada de forma constante para evitar os preços abusivos. “Estamos solicitando as notas fiscais de compra para os comerciantes, que estão sendo analisadas e calculadas minuciosamente para verificar se há abusividade na majoração do lucro no preço de venda comercializado ao consumidor final”, destaca.
Caso seja constatada a abusividade, o proprietário do estabelecimento será notificado, autuado e responderá Processo Administrativo com as sanções previstas no Código de Defesa do consumidor bem como Processo Criminal conforme Legislação cabível”.
Atendimento
Nesta fase de pandemia e calamidade, o Procon faz o atendimento via e-mail [email protected], por mensagens de whatsapp pelo número 997681252 e  telefones 22000355 e 22000455. Para realizar a denúncia o Procon-Sl orienta que sejam informados detalhes e encaminhados fotos em anexo da foto com os preços, da nota ou cupom fiscal.

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