Susana Kakuta anuncia mais uma incubadora do Tecnosinos, agora para a cidade de Gravataí

Publicado em:

O Tecnosinos de São Leopoldo começa 2021 com três frentes de ampliação que vai do espaço físico à parceria em outras cidades. De acordo com a diretora de Inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, em 2020, apesar da pandemia que restringiu ações, o parque chegou a 8 mil empregos e 110 empresas, sendo 30% dos trabalhadores de São Leopoldo  e os demais de um perímetro de 50 km. Isso mostra que a decisão tomada há 21 anos, de implantar o polo de informática,  como estratégia de desenvolvimento foi fundamental”, disse Kakuta no Berlinda News Entrevista, de hoje (1). Junto com a jornalista Elizabeth Renz, Susana detalhou o processo burocrático para duplicação do Tecnosinos em uma área do RS, especificamente da Fundação Zoobotânica e anunciou para Gravataí a segunda unidade incubadora. A primeira está em Esteio. Até o final do ano serão unidades em dez cidades.

Área de 47 hectares

O Tecnosinos Fase 2 trata da construção da segunda parte do local em uma área do RS, cujo processo burocrático concluiu a fase dos desmembramento. O próximo passo é a documentação do Estado doando a área para o Município de São Leopoldo, mas para um único objetivo: ampliação do Tecnosinos. “É um processo que requer grande investimento porque seguirá todos os modelos de sustentabilidade, fibra ótica, uso da água e demais etapas. A participação da iniciativa privada é fundamental”, observou Kakuta acrescentando que o local terá categoria global.

Movimento híbrido

Sobre mais espaço para empresas, Susana Kakuta falou sobre o movimento híbrido com mais espaço para reinstalação de empresas da chamada base tecnológica. Aproveito o canal (Berlinda) para deixar aqui o recado para que as empresas nos procurem. Em Porto Alegre, na sede da Unisinos, abrimos a sede da incubadora na torre comercial. Ganhamos a autorização da Unisinos para transformar em área tecnológica que será inaugurada em março. Já temos 60% do espaço ocupado.”

Gravataí será a segunda cidade a receber startups Rede Unitec

Até o final de 2021, dez cidades gaúchas terão a parceria da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) pra desenvolver programas locais. Trata-se do  Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais. A parceria tem por objetivo a criação de um ambiente adequado para o surgimento de novas ideias e a inserção na economia do conhecimento, como opção econômica à economia local. É a incubadora à distância.“Já estamos em Esteio e a próxima cidade é Gravataí, sede da GM. Até o final do ano estaremos em dez cidades. Essa é mais uma ação de ampliação do Tecnosinos˜, disse Susana.

 

Assista a entrevista

 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Projeto 40nós, da fotógrafa Mariana Jesus, promove roda de conversa sobre vivências LGBTQIAPN+

O Projeto 40nós realizou uma roda de conversa aberta...

Alunos de Gastronomia da Unisinos promovem evento no campus de São Leopoldo nesta quarta-feira (18)

Nesta quarta-feira (18), a partir das 15h30, no pergolado...

Casal é encontrado morto em área rural de Cidreira ao lado de carro com placas de São Leopoldo

Um Nissan Versa preto, com placas de São Leopoldo, foi encontrado...