Na manhã desta quinta-feira (8), teve início o processo de revitalização das casas em estilo enxaimel que serão utilizadas na São Leopoldo Fest. Neste primeiro momento, serão feitas a pintura e a troca das aberturas, na próxima semana acontecerá a troca das telhas. A previsão é de que, até a próxima semana, elas estejam alocadas na rua Independência.
O processo de restauro está acontecendo com uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a empresa Taurus, que disponibilizou os materiais que serão utilizados nesta ação. O desenvolvimento acontece por meio de um mutirão na comunidade, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec).
Ao todo, são seis casas no estilo enxaimel que, após a revitalização, estarão disponibilizadas na rua Independência, onde ficarão alocadas durante um mês, de segunda a sábado. As casas serão utilizadas por empreendedores da economia solidária, além de participantes de entidades benemerentes de São Leopoldo, para a comercialização de produtos alimentícios.
Para o titular da Sedettec, Juliano Maciel, esta demanda auxiliará na construção e manutenção do ambiente cultural e turístico de São Leopoldo. “Ainda com o cenário de pandemia, e uma programação virtual, é necessário que façamos este esforço para produzir este clima de São Leopoldo Fest na cidade. Com a decoração da área central da cidade e a colocação das casinhas, vemos que isto é possível. Além disso, trazer para a comunidade este contexto de preparação para o bicentenário da imigração alemã”, destacou.