BOA NOTÍCIA: Sinos sobe 73 centímetros em 24 horas e chega a 1,81 metros no final da tarde deste sábado

Publicado em:

Uma boa notícias para os leopoldenses. O Rio dos Sinos subiu 73 centímetros de ontem para hoje. Às 18h15 de ontem o rio estava 1,08 metros. De lá para cá ele chegou a 1,81 metros. Apesar do aumento segue ainda 69 centímetros abaixo do nível normal que é 2,50 metros em São Leopoldo.

Das 17h15 de ontem até agora foram 63,20 milímetros de chuva no município.

DRAGAGEM NO SINOS

A Gama Mineradora ainda está aguardado a licença da embarcação para dar inicio a dragagem do Rio dos Sinos em São Leopoldo. A autorização é concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Adriano Linck, proprietário da Gama, explica que para executar o serviço a Fepam precisa liberar três licenças. Do terminal, chacida e da embarcação. “As duas primeiras estão liberadas. A da embarcação tivemos um problema de vazamento de óleo, nada grave ou que iria comprometer, a gente resolveu e a Fepam não falou mais nada. Importante ressaltar que estávamos em manutenção do barco quando recebemos a visita do técnico. De lá para cá não falaram mais nada”, comenta.

A Gama Mineradora existe  desde 1993, porém só em 2007  conseguiu a licença da Fepam para operação em recurso hídrico (dentro do rio), terminal e embarcação, no trecho do Sinos em  São Leopoldo. Os dois terminais da empresa estão localizados no final da Madezzati, na Feitoria, e ao lado da Casa de Bombas da João Corrêa, no bairro Vicentina.

APENAS 1,2 QUILÔMETROS

A Gama está autorizada a fazer a dragagem apenas de 1,2 quilômetros, da ponte da BR-116 em direção ao bairro São Miguel. Do lado contrário, em direção a captação de água do Semae, por exemplo, precisa de autorização do Município, Estado e União. “A legislação não permite dragagem a 200 metros de pontes sem o consenso das três  esferas públicas, pois pode comprometer os pilares de sustentação delas”, explica Linck. Ainda segundo ele, neste trecho seria uma dragagem superficial, tirando cerca de  dois metros de sedimentos.

200 mil metros cúbicos de sedimentos

Adriano Linck estima mais de 200 mil metros cúbicos de sedimentos (areia) no trecho da ponte da BR-116 até a captação do Semae. Acrescenta que não adianta assorear apenas os arroios. Precisa fazer a dragagem do rio. A draga que realizará a operação no Rio dos Sinos em São Leopoldo está em Campo Bom e sendo preparada para fazer o trabalho, pois o nível baixo do rio exige uma operação com maior cuidado.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Nova bancada política do Berlinda assume microfones com humor e experiência

Cinco nomes de peso substituem Sônia Bettinelli na análise política da Berlinda, trazendo humor e expertise sobre a rotina leopoldense

Da tragédia à vitória: família da Campina supera enchentes e fatura R$ 95 mil no “Familhão”

Quando a cheia histórica de 2024 invadiu a casa...

Unisinos publica edital para 30 bolsas integrais 

A Unisinos está com inscrições abertas para o processo...

POR CÍNTIA MACIEL: A magia das meias coloridas

Meias coloridas, um riso escondidoEm cada par, um mundo...