“A Leões vai levar para o desfile a história dos povos originários”, Tuga Rodrigues, carnavalesco

Publicado em:

“Passava das 3 horas da madrugada quando fui tentar dormir, mas naquele estágio entre o cansaço e o sono, eu  tentava colar um tecido e não conseguia, uma agonia”, contou o carnavalesco Tuga Rodrigues no Berlinda News Entrevista desta quinta-feira (29), também conhecida como antevéspera do desfile de carnaval de São Leopoldo, que será sábado, 2 de março, a partir das 21 horas, na Passarela Tom Astral, na avenida Dom João Becker. Tuga Rodrigues é o carnavalesco da escola de samba Leões da Feitoria, que desfilará às 2h10 já domingo, 3 de março.

Refundações administrativas

“A Leões começou em 2018, no mesmo espaço físico de escolas anteriores como a Gladiadores e Imperatriz, mas com a refundação administrativa com a mesma comunidade, o mesmo bairro, as mesmas pessoas que amam e fazem o samba. O carnaval é intimamente ligado à cultura negra e o maior reduto da cultura negra é na Feitoria, na Cohab. Com 7 anos de idade eu estava na Gladiadores.”

Pelo samba

“A Leões vai levar para o desfile a história dos povos originários, dos escravos que estavam aqui e produziam da agricultura familiar à matéria prima do linho cânhamo. Como carnavalesco mostra nas alas o que diz o samba porque os jurados vão escutar a música e entender o desfile.”

Uma engrenagem só

“A Leões é um dos instrumentos, entidade para a comunidade da Feitoria assim como o CTG, associação de moradores, clube de futebol, Cufa, por exemplo. É uma engrenagem só. Especificamente sobre o carnaval estamos trabalhando para que todas as alas sejam de moradores da comunidade. Na ala das baianas hoje são seis da comunidade, mas estamos trabalhando para que todas sejam de lá.”

Ordem do desfile, sábado, 2 de março

21h30 – Alambique Leopoldense

22h40 – Império do Sol

23h50 – Estação Primeira de São Léo

01h – Acadêmicos Verde e Rosa

02h10 – Leões da Feitoria

03h20 – Imperadores do Sul

 

Ouça o programa completo

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Estreia neste sábado pela manhã o Master 60 anos do time do Rio Branco de São Leopoldo

A família do time do Rio Branco segue crescendo....

OPERAÇÃO PEDÁGIO: Polícia prende 14 criminosos que extorquiam donos de revendas de veículos no Vale do Sinos

Quatorze pessoas foram presas pela Polícia Civil pelo crime...

SÃO LEOPOLDO EM ALERTA: Prefeitura está em estado de atenção para chuvas no final de semana

A Prefeitura de São Leopoldo, através da Defesa Civil,...