POR JULIANO PALINHA: Sistema free flow seria uma saída para evitar filas nos pedágios da freeway?

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Será preciso fazer algo. Fazer 200 quilômetros em cinco horas é desumano. Quem pegou a freeway nos feriados de Natal e Ano Novo quase enlouqueceu na estrada. A tranqueira era geral, principalmente nas praças de pedágio de Gravataí e Santo Antônio. É muito carro para poucas cancelas. A demora causa filas na cobrança causa congestionamentos enormes. Será que o sistema free flow não seria a melhor alternativa?

Como funciona

O free flow é um sistema de pagamento automático de pedágio que não utiliza as tradicionais praças de pedágio com cancelas localizadas em determinados trechos das rodovias, com isso, dispensa a necessidade de redução de velocidade e a parada para pagamento da tarifa. A estrutura é composta por um pórtico equipado com câmeras e antenas capazes de identificar os veículos. A identificação pode ser realizada através da tag de cobrança de pedágio instalada no carro, ou pela placa do veículo. Os sensores presentes na estrutura do pórtico são capazes de identificar a altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos e funcionam até mesmo em situações de baixa visibilidade.

Cobrança e pagamento

Para os veículos equipados com as tags de cobrança, o valor do pedágio será debitado automaticamente, de forma semelhante ao que ocorre nas cabines de cobrança automática. Para quem não utiliza a tag, será necessário realizar o pagamento em até 15 dias corridos através dos canais digitais da concessionária da rodovia (CCR RioSP) ou de forma presencial em uma das bases operacionais. Nos canais digitais,  pagamento poderá ser realizado através do Whatsapp, app ou site da concessionária. De forma presencial, pode ser instalados bases operacionais.

Evasão de pedágio

O não pagamento da tarifa acarretará em uma infração grave de trânsito, a evasão de pedágio, prevista no artigo 209-A do Código de Trânsito Brasileiro. O valor da multa prevista é de R$ 195,23.

Rodovias estaduais

O Rio Grande do Sul tem as primeiras estradas estaduais do país a contar com essa nova tecnologia, que já é utilizada em diversos países e foi recentemente regulamentada no Brasil. Temos na Serra, Vale do Caí. Em fevereiro mais regiões terão o sistema.

Inadimplência

A maior preocupação é com a inadimplência. Por enquanto gira em torno de 10 a 15%. A melhor alternativa para os motoristas é colocarem o TAG, assim não esquecem de pagar e terão uma viagem tranquila.

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