Plantas medicinais estarão na rede municipal a partir de novembro

Publicado em:

A partir de novembro  medicamentos (plantas medicinais)  estarão disponíveis para as comunidades  na Farmácia Municipal, localizada no Ginásio Municipal Celso Morbach, e nas unidades da Farmácia Móvel em São Leopoldo. As plantas estão sendo cultivadas na  Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo pelo programa Farmácia Viva. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Leopoldo, a Unisinos e a Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo, a iniciativa visa qualificar o serviço público de saúde dispondo à população medicamentos não sintéticos.

“O nosso objetivo é disponibilizar estes medicamentos para a população  Farmácia Municipal e nas Farmácias Móveis que visitam as oito regiões do município. Para acessar os medicamentos será necessária a apresentação de uma prescrição médica obtida via o atendimento prestado pelo SUS”, explicou a secretária de Saúde Andréia Nunes após visitar  a Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo.

Manipulação 

O processo de manipulação dos medicamentos será realizado a partir de setembro por estudantes dos cursos de Farmácia, Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica da Unisinos, através do laboratório da farmácia escola, que segue as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O professor de Ciências Biológicas da Unisinos, Gelson Luiz Fiorentin, é um dos acadêmicos que está envolvido na prática extensionista promovida pelo Farmácia Viva e destaca a importância de transformar em política pública o acesso à medicamentos de origem não sintética. “Partindo de uma perspectiva de futuro, diria que é de grande importância transformar em política pública à disposição de medicamentos naturais para a população”, comenta.

O Cultivo

O professor de técnico em agropecuária, Renan Orlandini, realiza o cultivo das plantas medicinais do Farmácia Viva na Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo e explicita a forma como o cultivo é realizado e a manipulação das plantas após serem encaminhadas para a Unisinos e para as farmácias que irão recebê-las. “Na Escola Agrícola, nós realizamos a parte inicial do projeto, que é a produção dos vegetais. O cultivo é feito na forma de canteiro. Após o crescimento das plantas elas são encaminhadas para o laboratório do farmácia escola, que é organizado por estudantes e professores da Unisinos, passando por um processo de triagem. Posteriormente, são encaminhadas para as farmácias para fazer a tintura e separar as raízes para que cada parte da planta seja aproveitada devidamente”, contextualiza Orlandini.

A plantação na Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo totaliza, no momento, três plantas cultivadas. Respectivamente: melissa, maracujá e confrei.

 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Coral da Feevale participa de concurso internacional na Argentina

O Coral Feevale está na Argentina participado do concurso...

UnidaSul é reconhecida como a maior atacadista e distribuidora do Rio Grande do Sul

A UnidaSul, uma das principais empresas do setor atacadista...

Parque Imperatriz é fechado nesta sexta-feira por causa da água do Sinos que chegou nas trilhas

Nesta sexta-feira (20) pela manhã o Parque Imperatriz foi...

Especialista alerta sobre uso excessivo de redes sociais por gestores públicos

Professor da Unisinos critica no Berlinda Entrevista o uso exagerado de redes por gestores, que substitui projetos robustos por narrativas parciais.