O Centro de Eventos de São Leopoldo virou arena de batalhas entre robôs criados por estudantes de São Leopoldo e outros municípios do RS. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o II Desafio de Robótica está reunindo, nesta terça-feira (4) e quarta-feira (5), crianças e adolescentes da rede pública e privada, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.
A competição envolve 94 equipes inscritas, de escolas municipais e privadas do município, equipes de Novo Hamburgo, Esteio e Três Palmeiras, além dos 31 trabalhos inscritos para a mostra. Para ter uma ideia de quanto o evento cresceu, o primeiro Desafio de Robótica ocorreu junto à Motic 2022, com 46 escolas inscritas. “Espero que o desafio seja massa para todos. Ganhando ou perdendo, não importa, todos que estão aqui montaram seu robô, se esforçaram. Agora é hora de aproveitar e brincar”, disse Wagner Santos Siqueira Prates, professor representante da Mobkits.
A robótica é abordada com alunos e professores da rede municipal leopoldense desde 2017. “A Robótica não é só o robô, naquele conceito de humanóide. É tudo que envolve criação, criatividade, programação, com leds, com lâmpadas, com bateria e rodas”, explica a professora Lisiane Rosa, que organiza o evento. De acordo com o secretário de Educação, Ricardo Luz, a robótica trabalhada nas escolas do município é um espaço para as crianças serem criativas. “A escola pública é capaz de transformar para melhor o nosso município, estado e país”, afirmou.