SCHARLAU : Neste domingo, 20, tem blitz de vacinação contra covid a partir de 12 anos

Publicado em:

A Secretaria Municipal da Saúde (SEMSAD) de São Leopoldo realizará vacinação no domingo, dia 20, para pessoas acima de 12 anos. A blitz de vacinação contra a Covid-19, ocorrerá no skate parque da Scharlau das 13hs as 18hs. Em caso de chuva, a ação de vacinação será cancelada.

No local serão oferecidas, primeira, segunda, terceira e quarta dose de acordo com os critérios do Plano Nacional de Imunizações.

Endereço:
Ônibus da vacina: Rua Ipiranga, 124 – bairro Scharlau

 

 

Primeira dose

A primeira dose é ofertada a pessoas a partir dos 12 anos de idade. Para receber o imunizante é necessário comparecer aos locais com documento com foto, CPF e Cartão SUS.

 

 

Reforço da Janssen e segunda dose

Para quem tomou a primeira dose da vacina Janssen, deve tomar a dose de reforço. Quem recebeu a aplaicação da AstraZeneca/Fiocruz, a Prefeitura atende a recomendação do Estado de utilizar a marca Pfizer para a dose complementar. A data de corte passa a ser dia 25 de dezembro. Quem fez a primeira dose com a própria Pfizer o cronograma será do dia 25 de dezembro. A Coronavac/Butantan será aplicada para quem completou 21 dias de intervalo da primeira. Para a segunda dose é necessário levar cartão de vacinação, documento com foto.

 

 

Terceira dose

A dose complementar é destinada para pessoas a partir dos 18 anos de idade. O tempo de intervalo entre as doses permanece de 4 meses. Com exceção dos imunossuprimidos, que necessitam de apenas 28 dias de intervalo para a terceira dose.

 

 

Quarta dose

Está disponível, também, a quarta dose, para imunossuprimidos acima de 12 anos. O intervalo de tempo entre a terceira e quarta dose é de 4 meses. Os locais de vacinação relacionados, além da Unidade Móvel, estarão aplicando a 4ª dose.

Para ter direito à aplicação, os imunossuprimidos devem comprovar as doenças através de laudos. Profissionais de saúde: contracheque, carteira ou contrato de trabalho. Todos devem apresentar cartão de vacina.

 

Imunossupressão

– Imunodeficiências primária grave

– Quimioterapia para câncer

– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

– Pessoas vivendo com HIV/Aids

– Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

– Pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira,adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte,Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

– Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

 

Com relação a vacinação dos imunossuprimidos:

– A partir de 18 anos que receberam o imunizante da dose única da Jansen, devem receber segunda dose com intervalo de 8 semanas, e uma dose de reforço está recomendada com 4 meses da segunda.

– A partir de 12 anos, os que receberam os demais imunizantes, que já aplicaram a 3ª dose, podem receber a 4ª dose com intervalo de 4 meses.

-Gestantes e puérperas acima de 12 anos poderão receber uma dose de reforço com imunizante Pfizer, a partir de 4 meses do esquema primário.

 

Profissionais de Saúde

Considera-se profissional da saúde apto a receber a dose de reforço indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância em saúde, regulação e gestão. Portanto, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde como: hospitais, laboratórios, farmácia, drogaria, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, agentes comunitários, agentes de endemias e trabalhadores de apoio aos serviços de saúde. Estudantes da área da saúde também estão contemplados.

Para receber a dose é preciso levar documento com foto, CPF, comprovante de vacinação, contracheque, contrato ou carteira de trabalho.

 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

São Leopoldo Fest deste ano segue gerando muitos debates na cena cultural da cidade

A realização da São Leopoldo Fest deste ano segue gerando muitos...

Rissul patrocina Festa de Rua em Novo Hamburgo com atrações para toda a família

No domingo, dia 6 de julho, Novo Hamburgo será...

SUBIU DE NOVO: Gasolina voltou a R$ 5,96 o litro em alguns postos de São Leopoldo

A velocidade que aumenta é bem diferente quando baixa....

Faleceu hoje (25) Cássio Ritter, professor da rede estadual e diretor do CPERS

Faleceu nesta tarde (25), o professor estadual, diretor do...