O avião com carregamento de 1 milhão de doses da vacina Pfizer, fabricada pela BioNTech, pousou na noite desta quinta-feira, 29, no Aeroporto Internacional de Viracopos, na cidade de Campinas, em São Paulo. Essa é a entrega do primeiro lote de um contrato para 100 milhões de doses, feito pelo Ministério da Saúde (MS). O ministro Marcelo Queiroga acompanhou a chegada das doses de imunizantes.
Após a cerimônia de recepção, as vacinas serão encaminhadas para o centro de distribuição do Governo Federal, no município de Guarulhos. As doses serão armazenadas em câmaras frias a uma temperatura de -70ºC. O repasse do imunizante aos estados, de maneira proporcional e igualitária, deve ocorrer entre esta sexta-feira, 30 de abril, e sábado, 1º de maio.
As unidades devem ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Além disso, de acordo com a fabricante BioNTech, o imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade. Para completa eficácia é necessário dupla aplicação, com intervalo de 21 dias entre as doses.