SAF é a sigla para Sociedade Anônima de Futebol, que foi criada a partir da Lei 14.193/2021 e permitiu que clubes de futebol do Brasil pudessem ser transformados em empresas. Desde 2021, uma onda de clubes de futebol do Brasil aderiram à SAF. Entre eles, estão Botafogo, Cruzeiro e Vasco. Mas mais do que uma mudança no nome da estrutura e gestão, passando de associação civil sem fins lucrativos para empresarial, há grandes alterações na forma de tributação, bem como normas de governança, controle e meios de financiamento para a atividade futebolística.
Na noite de ontem, na sede da OAB/São Leopoldo, conselheiros do Clube Esportivo Aimoré estiverem reunidos para entender um pouco mais de como funciona esse mecanismos no futebol. O advogado Felipe Moreira Oliveira, ex-dirigente da base do Internacional, e conhecedor do assunto explicou o conceito e os pros e contra de um clube se tornar SAF ou não.
Oliveira deixou claro que independe se o clube vai buscar este caminho o principal é a direção organizar a casa. “Você pode se preparar para ser SAF. Se tornar uma sem o investidor. Aí quando chegar todos estarão preparados”, afirmou.
O advogado também ressaltou a importância do clube ter uma base ativa. “O investidor vai olhar a base. O trabalho a longo prazo. O clube ser formador. Essa garantia é importante para quem investe”, comenta.
Durante mais de 1 hora Felipe Oliveira deus exemplos de clubes de sucesso no modelo com SAF e também alertou para os cuidados. Lembrou que hoje o futebol tem uma concorrência muito grande, que não é o futebol e sim diversas situações que não levam o torcedor ao estádio. “O Netiflix concorre com o futebol, o Ifood, o restaurante. Tudo concorre com o futebol. A pessoa as vezes pensa: eu não vou sair de casa. Vou pedir algo e olhar o jogo do meu sofá. Então precisamos entender isso”.
ELEIÇÕES ÍNDIA
A palestra de ontem chega na véspera das eleições do clube índio. No dia 10 de dezembro os conselheiros vão as urnas. Por enquanto dois nomes surgem: Paulo Costa, atual presidente, e Ronaldo Vieira, ex-presidente. O Aimoré está na Série B do futebol gaúcho.
ASSISTA ABAIXO A PALESTRA