O Barco-escola Peixe Dourado deve chegar a São Leopoldo na segunda-feira, dia 30. É a expectativa da Secretária do Meio Ambiente, Jussara Lanfermann. O barco está pronto e aguardando as licença das concessionárias para tráfego na BR. “O barco está pronto há 15 dias. Ele vêm via terrestre de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul. Porém, precisou da liberação das concessionárias que administram as rodovias para o tráfego. Até a freeway já está tudo liberado. Mas aqui a liberação deve sair entre hoje e amanhã. O transporte do barco será a noite, pelo tamanho e altura. Para isso é preciso a concessionária acompanhar”, explica a secretária.
Jussara diz que a ideia inicial era o barco entrar na água na Rua da Praia, entretanto não será possível e ele terá que ser colocado na água em Porto Alegre e fim navegando até São Leopoldo. “Era nossa ideia. Ele vir rodando até São Leopoldo e colocarmos ele na água na Rua da Praia. Chegou até se pensar no Pesqueiro, ali no Carioca também, mas a Marinha precisa fazer uma vistoria antes. Então ficou definido que ele vai para água em Porto Alegre e vem pelo Rio dos Sinos até São Leopoldo”.
CAPACIDADE
O barco é equipado com uma sala de aula para até 66 pessoas e abrigará um amplo projeto de educação ambiental, pesquisa, ecoturismo, controle e fiscalização. A embarcação é do estilo catamarã. O custo do barco foi de R$ 4,3 milhões, oriundos de contrapartida de uma construtora por contra de um empreendimento na cidade.
