Startup incubada na Tecnosinos em SL está na lista dos 14 projetos selecionados para o Edital ABDI Agro 4.0

Publicado em:

Nas próximas décadas, a humanidade vai enfrentar um grande desafio: crescer de forma sustentável. Um estudo realizado recentemente pela Shell aponta que a demanda global por energia, água e alimentos deve aumentar entre 40 e 50% até 2030. No agronegócio, mesmo o Brasil figurando como um dos principais players mundiais, ainda precisa avançar no embarque de novas tecnologias.

Neste sentido, a Raks Tecnologia Agrícola, startup incubada no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos desde 2017, desenvolveu um sistema de monitoramento de umidade do solo, através de sensoriamento remoto e IoT, para controle da irrigação em grãos. A ferramenta foi um dos 14 projetos selecionados para o Edital de Concurso N° 003/202 Agro 4.0, desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

CEO da startup, Fabiane Kuhn, explica que o projeto está inserido na categoria 2 do edital, que é a de produção e colheita. Está sendo desenvolvido em parceria com a Unisinos, o Tecnosinos e a Agropecuária Bergoli (Luis Eduardo Magalhães – Bahia). “São sensores de umidade de solo para monitorar o momento de acionamento dos pivôs centrais para irrigação. Vamos conseguir ajudar os produtores a ter mais alimentos, com menos recursos, oferecendo economia em energia elétrica, no uso de água e aumento na produção de grãos.”

O edital prevê prazo de implementação até julho deste ano, período em que a Raks vai levar a sua tecnologia para a propriedade da Bergoli, além de compartilhar sua expertise com outros produtores do Brasil, através de um curso sobre manejo da irrigação. A ferramenta será disponibilizada na metade do ano, aumentando a adesão de agricultores às tecnologias 4.0 na irrigação.

A diretora de Inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, destaca que a solução inovadora da Raks reúne tecnologia avançada para um dos problemas da humanidade: a água. “Este é o tipo de startup que desenvolvemos no Tecnosinos. Empresas sustentáveis, com soluções únicas de alta tecnologia e com uso global”.

Lançado no final de 2019, O Edital Agro 4.0, que prevê a destinação de R$ 4,8 milhões para os projetos selecionados, é um programa resultante de parceria entre a ABDI, o MAPA e os ministérios da Economia e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As propostas escolhidas envolvem o uso de tecnologias 4.0, como Internet das Coisas (IoT), sensoriamento remoto e Inteligência Artificial, além de analytics, visão computacional, tecnologias de comunicação e robótica.

Conheça o SIMI

A Raks Tecnologia Agrícola, que possui um time muito jovem à frente da operação, desenvolve um Sistema Inteligente para Otimização de Irrigação (Simi). A tecnologia é composta por sensores proprietários que realizam a medição da umidade do solo com o método TDR, possuindo diversas vantagens quando comparado com outras soluções. Os sensores permanecem fixos em campo e são alimentados com energia solar, evitando a necessidade de cabos na lavoura e permitindo a utilização de energia limpa e sustentável. Por fim, é possível acessar os dados em uma plataforma web e entender o teor de umidade do solo e informações para a tomada de decisão sobre o momento correto de acionar a irrigação.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Alunos de Gastronomia da Unisinos promovem evento no campus de São Leopoldo nesta quarta-feira (18)

Nesta quarta-feira (18), a partir das 15h30, no pergolado...

Casal é encontrado morto em área rural de Cidreira ao lado de carro com placas de São Leopoldo

Um Nissan Versa preto, com placas de São Leopoldo, foi encontrado...

AINDA ABAIXO DO NORMAL: Rio dos Sinos chega a 2,46 metros e subindo 7,3 centímetros por hora

Às 15h15 desta terça-feira (17) o Rio dos Sinos...