Com 4.703 casos e oito óbitos decorrentes da dengue São Leopoldo segue na luta contra o mosquito. Ontem, além de pedir apoio ao exercícito, a prefeitura concentrou esforços em um mutirão com o objetivo de orientar moradores do bairro Santos Dumont sobre os cuidados dentro de casa no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A iniciativa compõe uma força-tarefa entre diversas secretarias municipais e visa atacar o problema da doença em seu principal foco: a proliferação do mosquito.
Num primeiro momento, um grupo formado por agentes de saúde e servidores da Secretaria do Orçamento Participativo (Semop) passaram nas casas para conversar com moradores e informar sobre o descarte de resíduos que acumulam água. Em seguida, equipes da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) e do Semae recolheram os materiais. “Nosso objetivo é conscientizar a comunidade sobre como se proteger, minimizar riscos e eliminar todo tipo de objeto que acumule água. A maioria das contaminações tem origem dentro de casa”, salientou o titular da Semop, Fernando Menezes.
Ações de enfrentamento
Para garantir o atendimento à população e evitar grandes filas a prefeitura ampliou o horário de expediente em algumas unidades básicas. As UBSs Paim, Vicentina, Padre Orestes, Cohab Feitoria e Brás, estão atendendo até as 20h, e a UBS Scharlau, próxima a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, até as 22h. Outros três locais têm serviço 24h: Hospital Centenário, UPA e Centro de Saúde da Feitoria.