Durante o programa Tá na Hora da manhã desta segunda-feira (11), a secretária de Mobilidade (Semurb), Cacau, e o engenheiro de trânsito José Garcias detalharam que estudos estão sendo realizados para alterações na Rua Independência – que recentemente passou por uma extensa obra de revitalização – e Avenida Feitoria, que liga a um dos bairros mais populosos da cidade.
Novas alterações na Independência
A Rua Independência, principal via comercial de São Leopoldo, acabou perdendo metade das vagas de estacionamento após a recente revitalização, o que intensificou demandas do comércio local. A secretária e o engenheiro detalharam as soluções em estudo para atender lojistas e motoristas.
“Não temos a intenção de levar vagas obliquas para a via, mas estamos estudando novas modalidades na faixa para aumentarmos o número de vagas de estacionamento. É uma forte demanda para o comércio da área. E nesta semana estivemos com o Coronel da Rosa avaliando e mapeando toda a rua para na sequência lançarmos um novo projeto”, sinalizou.
O engenheiro Garcias lembrou que a perda das vagas após as obras tem impactado o comércio da área. “Metade das vagas de antigamente foram perdidas, justamente porque agora só pode estacionar de um lado da via. Já pensamos em permitir que em alguns pontos possa estacionar no lado esquerdo da via, mas não em toda ela – sob risco de trancar o trânsito – mas em alguns pontos específicos”, reforçou.
O engenheiro cita que a prefeitura fará uma análise quadra a quadra. “Nós vamos debater com a comunidade essas alterações. Essa alteração vai contribuir também na redução de velocidade dos veículos do trecho, que desde a mudança promovida pelas obras, percebemos que aumentou consideravelmente”, ponderou.
CDL se pronuncia
O presidente do CDL de São Leopoldo, Olinto Menegon, confirmou que a entidade se reuniu com a Prefeitura na última segunda-feira (09) para tratar desta questão, mas ressalta que as medidas não serão profundas no trecho. “Sugerimos estas alterações que estão em pauta, mas a princípio deve mudar muito pouco a Independência. A ideia inicial é que as vagas para PCD e idosos passem para o lado esquerdo da via em determinados pontos”, informou.
Olinto reforça que foi um “acordo firmado com as entidades” e a princípio será dentro de um modelo de teste. “Se avaliarmos que não foi bem recebido e não surtiu o efeito desejado, poderemos retornar ao modelo atual”, avalia. O presidente ainda confirma que nenhuma alteração será feita na pista de rolamento. “Nem aceitaremos isso de forma alguma. Brigamos justamente para que tivéssemos a duplicação dela e não vamos voltar atrás. Teremos somente um desacelerador e a mudança dessas vagas em específico”, finalizou.
Mudanças na Feitoria
Outra demanda que está em estudo, é justamente na Avenida Feitoria, uma das mais movimentadas da cidade, que liga um dos bairros mais populosos. “Ocorre que aquela área cresceu muito nos últimos 20 anos, e a mobilidade urbana não acompanhou isso. E agora também temos a área de ciclovia para o trecho, que apertou ainda mais o fluxo do trânsito”, destaca Garcias.
O engenheiro informa que a equipe técnica mapeou todo o trecho e um estudo está sendo desenvolvido para transformar três quadras próximas à Cohab em mão única, criando semáforos entre esses trechos. “Só que todo este estudo depende de uma obra de pavimentação asfáltica em uma rua lateral, por onde passarão as linhas de ônibus. E isso é vital para a continuidade dessa nossa proposta. Sem isso, é como trocar seis por meia dúzia”, finalizou.