A Ocupação Justo pautou um debate polêmico na Câmara de Vereadores de São Leopoldo ontem (15) entre os vereadores do PP PL/PSD e a bancada petista, repetindo a polarização da campanha de 2024. Segundo os governistas, o PT não teria dado a atenção necessária nos últimos oito (8) anos para a tramitação do processo e agora está cobrando o atual governo. Sempre que o assunto for o tempo, a situação das cerca de quatro mil famílias que vivem no local, é importante prestar atenção no papel do Ministério Público (MP), especificamente o trabalho do promotor Ricardo Rodrigues, com a família, moradores e a Prefeitura. São encontros mensais e muitas vezes semanais sempre tendo o promotor como mediador. Desde o final de 2023, quando o status do processo passou de REINTEGRAÇÃO DE POSSE para INDENIZAÇÃO da família, um dos temas entre MP/Família/Prefeitura é o valor da área que precisa da avaliação de peritos da família e do Poder Público. Quando isso estiver resolvido, terá início a busca dos recursos para o pagamento da área para a família Justo. A principal fonte deve ser o governo federal.
Silêncio
Segundo o presidente do PDT de São Leopoldo, Fabiano Haubert, a bancada está na base do atual governo municipal para as pautas que estejam em sintonia com as ideias trabalhistas buscando o melhor para a cidade, para a população. Na briga de ontem entre governistas e petistas sobre as ocupações Justo e Steigleder, o PDT optou pelo silêncio.
22 anos
Há 22 anos o MDB de São Leopoldo não tem o registro de duas chapas para o diretório, segundo informação da presidente Aline Dantas, ontem no programa Berlinda News Entrevista. Até o final desta quarta-feira (16), o partido saberá se uma ou duas chapas farão o registro. O número mínimo de integrantes para cada uma é de 62 nomes, sendo 45 titulares, 15 suplentes e dois delegados. Lembrando que ex-presidentes tem assento automaticamente em quantas chapas forem registradas. Hoje são sete (7) ex-presidentes.
PSD
O governador Eduardo Leite pode estar a caminho do PSD. Recebeu o governador do Paraná Ratinho Júnior e na segunda-feira (14) viajou para o Rio de Janeiro para participar do programa Roberto D’Avila (Globo News), que foi ao ar ontem (15). Mas antes da gravação se reuniu com Eduardo Paes, prefeito do RJ pelo PSD.