Unisinos lança curso de Pós-Graduação em Direito Aduaneiro e Comércio Exterior

Publicado em:

A Unisinos amplia seu portfólio de cursos de especialização com o lançamento do curso de Pós-Graduação em Direito Aduaneiro e Comércio Exterior, na modalidade de ensino a distância (EaD).

Idealizado para suprir lacunas na formação acadêmica e prática de profissionais do setor, o curso é resultado de um esforço coordenado da Universidade e conta com a participação do professor Augusto Neto, especialista com mais de 30 anos de experiência no comércio exterior brasileiro. Segundo ele, a proposta surgiu da necessidade de um ensino estruturado e acessível sobre o tema.

“O ensino do Direito Aduaneiro é praticamente inexistente nas universidades brasileiras, mesmo sendo uma área fundamental para o desenvolvimento econômico do país. Nosso curso busca preencher essa lacuna ao oferecer uma formação robusta e prática, que prepara os alunos para atuar nas mais diversas atividades relacionadas ao comércio exterior”, explica.

Diferenciais do curso

A Pós-Graduação em Direito Aduaneiro e Comércio Exterior traz como principais diferenciais:

  • Corpo docente especializado: professores de diversas regiões do Brasil, com ampla experiência prática e acadêmica, incluindo profissionais que atuaram ou atuam na Receita Federal, advogados e despachantes aduaneiros;
  • Preparação para concursos públicos: a grade curricular foi estruturada para atender às demandas dos concursos da Receita Federal, como Auditor-Fiscal e Analista-Tributário;
  • Visitas técnicas: estão sendo negociadas visitas a instalações alfandegadas, como o Aeroporto Internacional de Porto Alegre e o Porto Seco de Novo Hamburgo, proporcionando aos alunos experiências práticas no setor;
  • Modalidade EaD: a estrutura a distância permite a participação de alunos e professores de diferentes localidades, enriquecendo as discussões com perspectivas regionais e nacionais.

O professor Augusto Neto destaca que o curso busca fomentar o desenvolvimento teórico e prático do Direito Aduaneiro no Brasil, promovendo avanços na legislação e na aplicação das normas que regulam o comércio exterior.

“O Brasil possui uma legislação aduaneira defasada. Nosso objetivo é formar profissionais que possam contribuir para a modernização dessa área, alinhando-a às necessidades econômicas, sociais e legais do país atual.”

Crédito: Divulgação

A relevância do curso já foi evidenciada durante o Seminário sobre a Nova Lei Aduaneira, realizado no dia 28 de novembro, no campus de Porto Alegre. O evento debateu mudanças na legislação e contou com a participação da OAB/RS, Receita Federal, empresários e estudantes, reforçando o compromisso da Unisinos com o desenvolvimento acadêmico e prático do Direito Aduaneiro no Brasil.

As inscrições já estão abertas, e as aulas terão início no dia 17 de março de 2025, oferecendo uma oportunidade para profissionais que desejam se especializar em uma área estratégica para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Às 20h15 da noite desta terça-feira (17), Sinos atinge o nível normal em São Leopoldo

2,50 metros. É o nível registrado do Rio dos...

Projeto 40nós, da fotógrafa Mariana Jesus, promove roda de conversa sobre vivências LGBTQIAPN+

O Projeto 40nós realizou uma roda de conversa aberta...

Alunos de Gastronomia da Unisinos promovem evento no campus de São Leopoldo nesta quarta-feira (18)

Nesta quarta-feira (18), a partir das 15h30, no pergolado...