Mais da metade das crianças brasileiras do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades básicas de matemática, como interpretar gráficos simples, calcular tabuada ou realizar operações de soma e subtração com números de três algarismos. O dado alarmante foi divulgado nesta quarta-feira (4) pelo Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss), realizado pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA).
Em sua estreia na avaliação, o Brasil alcançou uma média de 400 pontos em matemática para alunos de 9 anos, posicionando-se à frente apenas de Marrocos, Kuwait e África do Sul entre os 64 países avaliados. A média global foi de 503 pontos, o que equivale a um atraso de três anos escolares em relação ao desempenho médio internacional.
“É muito cedo para estarmos tão atrasados. Nosso desempenho está próximo ao de países africanos com PIB significativamente menor”, destacou Ernesto Martins Faria, especialista em políticas educacionais e diretor-executivo do Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).
Entre os alunos brasileiros com pior desempenho, os 5% de menor nota não ultrapassaram 259 pontos, indicando uma grande dificuldade para responder às questões.
Desempenho do 8º ano também preocupa
No 8º ano do ensino fundamental, o Brasil apresentou um cenário igualmente preocupante. Com uma média de 378 pontos em matemática, o país superou apenas o Marrocos. Na prática, 62% dos estudantes não atingiram o nível mais baixo de conhecimento, demonstrando dificuldades em lidar com conceitos básicos como formas geométricas, proporções lineares e interpretação de gráficos.
Para Faria, o resultado reflete uma deficiência estrutural no ensino. Ele sugere que o Brasil combine padrões básicos, como os medidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com níveis mais complexos, como os exigidos pelo Timss, para elevar a qualidade da educação.
Ciências apresenta desempenho ligeiramente melhor
Embora os resultados em ciências tenham sido menos alarmantes, o desempenho segue abaixo do esperado. Entre os alunos do 4º ano, 39% não dominam conceitos básicos, como reconhecer características simples de plantas e animais. Já no 8º ano, 42% demonstraram desconhecimento sobre conteúdos como reações químicas e físicas.
Com médias de 425 pontos no 4º ano e 420 no 8º ano, o Brasil permanece nos níveis considerados baixos ou intermediários, evidenciando a necessidade urgente de melhorias no ensino.
Desafios para o futuro
Os resultados do Timss reforçam a urgência de repensar políticas educacionais no Brasil. Com desempenho consistentemente inferior ao de países com realidades econômicas semelhantes, especialistas alertam que o atraso no aprendizado pode comprometer o desenvolvimento social e econômico do país.
Com informações do G1
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