Feevale desenvolverá tecnologia inovadora de elastômeros para indústria de petróleo e gás

13 de junho de 2024 - 11:28

A Universidade Feevale foi contemplada com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para executar o projeto Rubber Conect – Desenvolvimento de vedações em borracha 4.0. Por meio da pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, será desenvolvida uma tecnologia inovadora de elastômeros* com grafeno para serem utilizados como anéis de vedação industrial. O objetivo é que os produtos oriundos do projeto sejam aplicados em equipamentos de exploração e produção de petróleo e gás.

Conforme o coordenador do projeto, professor Carlos Carone, esse é o primeiro estudo com aplicação comercial no qual a borracha possuirá um sistema de conectividade, permitindo a extração de dados em tempo real. “Assim, será possível acompanhar o comportamento das vedações em campo”, explica Carone.

O compósito polimérico, que conterá grafeno, gerará sinais elétricos, que serão interpretados por software, tornando possível monitorar características correlacionadas ao ciclo de vida do produto.

Inscrições abertas para bolsas

O projeto tem vagas abertas para quatro bolsas de mestrado de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial, para início das atividades no segundo semestre deste ano. Podem concorrer candidatos inscritos no processo seletivo de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Feevale. Para participar, os candidatos devem se inscrever, até o dia 31 de julho, pelo email projetos@feevale.br. O processo seletivo será por meio de análise do currículo e entrevista. O edital completo pode ser consultado no link editais.feevale.br.

As atividades do Rubber Conect acontecerão em um período de até 36 meses. O projeto terá como coexecutora a empresa Serall, residente da unidade do Feevale Techpark em Campo Bom focada desenvolvimento de vedações de borracha de alta performance com tecnologia baseada em nanomateriais.

*Elastômeros são polímeros com propriedades elásticas, que suportam grandes deformações antes da ruptura.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo