A resolução que trata do percentual de isenção da tarifa e consumo de água para as economias diretamente impactadas pela catástrofe climática foi debatida e construída pelo Semae, Ministério Público, Defensoria Pública e Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS). “Agora estamos aguardando a minuta, a resolução com todos os pontos discutidos individualmente e aprovados por todos os presentes. O próximo passo é aprovação pela Agesan e a divulgação pública”, anunciou Maurício Miorim, diretor geral do Semae, no Berlidna News Entrevista desta quinta-feira (13). Embora o perfil e a função sejam técnicos, o diretor Maurício se emocionou ao falar sobre o momento que foi preciso desligar a chave da captação e menos de 48 horas depois quando a água barrenta começou a ser captada. “Bah não dá pra explicar o sentimento”, resumiu.
Percentual de isenção
“São casos específicos e diferentes entre as milhares de economias afetadas, desde o período que não houve abastecimento assim como o grau que cada local ou região foi atingida. Por isso a necessidade de um período mais longo do que as pessoas e nós mesmos queríamos. Mas logo a resolução será aprovada e divulgada publicamente. Mas sobre consumo, o cálculo será de acordo com os dias que a água foi consumida”.
Cálculo por média
“As dúvidas de quem recebeu a fatura sobre o valor estão sendo respondidas individualmente pelos canais online e presencialmente na subprefeitura da zona Leste (Feitoria), avenida Feitoria, 5685, das 8 às 17 horas. No saguão da Prefeitura, oficialmente a partir de amanhã (14), das 9 às 14 horas, em guichês específicos já montados. Quem for hoje já será atendido, talvez ainda não rapidamente porque estamos providenciando o serviço. Não haverá corte e se for necessário será feito ajuste nas contas”.
Emílio Dexheimer
“Nossa sede administrativa na João Neves da Fontoura está sem atendimento para o processo de limpeza e remontagem da estrutura, por isso estamos atendendo na rua Emílio Dexheimer, Jardim América. Na Scharlau também não estamos atendendo porque o local também foi alagado.”
Número de WhatsApp:
99315-0711/99133-5135 para atendimento comercial e 3579-6000 para atendimento pela ouvidoria.
Ouça o programa completo