São Leopoldo lança campanha de arrecadação de donativos

Publicado em:

Na manhã desta quarta-feira (1º), o prefeito Vanazzi convocou uma reunião virtual com os secretários, órgãos de governo e participação dos comandantes do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BIMtz), da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros para alinhar encaminhamentos já definidos para a Forças-Tarefa e avaliar o panorama da cidade.

Na reunião foi lançada a Campanha de Arrecadação de Donativos para famílias que eventualmente precisarão de alimentos, colchões, roupas de cama, materiais de limpeza e de higiene pessoal. As doações poderão ser entregues diretamente na sede da Secretaria de Assistência Social (SAS), na rua São Joaquim, 600, Centro, a partir das 9h desta quinta-feira (2).

“Diante do cenário que estamos presenciando em todo o Estado do RS com essa calamidade, quedas de pontes e tragédias, podemos dizer que estamos dentro de uma certa tranquilidade até o momento, mas vamos permanecer mobilizados e atentos. Isso tem a ver em muito com o trabalho de prevenção contra enchentes que viemos fazendo desde o ano passado, com o desassoreamento dos arroios, limpeza das valas e ampliação da bacia de contenção na Campina, o que tem evitado os alagamentos”, disse Vanazzi.

O município acionou o Plano de Contingência contra Inundações (Placon), que define o que cada secretaria e corporação de apoio como Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BIMtz) deve fazer em caso de apronto operacional na remoção de famílias para abrigos. A Força-Tarefa decidiu em um primeiro momento, que a Paróquia Santo Inácio de Loyola, no bairro Rio dos Sinos, será um dos locais emergenciais de abrigamento das famílias que precisarem sair de suas casas. A Assistência Social também já tem outros abrigos definidos no bairro São Geraldo e Feitoria.

Ficou definida ainda durante o encontro que, o Quartel General (QG) da Força-Tarefa ficará na sede do Corpo de Bombeiros, na avenida João Corrêa, onde será centralizada todas as ações de logística, transporte e remoção de famílias, caso se faça necessário. Na parte da tarde, o prefeito Vanazzi deve percorrer as Casas de Bombas e se deslocar às comunidades ribeirinhas ao Rio dos Sinos para verificar a situação das famílias.

Segundo a Defesa Civil do município, choveu mais de 260mm nas últimas 96h e tem previsão de mais tempestades até sexta-feira (3), com estimativa de cerca de 600mm, de acordo com o boletim meteorológico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema/RS). Em leitura realizada às 11h10 na régua da Rua da Praia, a Defesa Civil registrou que o nível do Rio dos Sinos é de 4,69m, em elevação de 3cm/h e status de alerta. O maior nível do Rio dos Sinos foi de 6,18m em 19 de junho de 2023.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Vereador Anderson Etter (PT) garante R$ 1 milhão em recursos para São Leopoldo

O mandato do vereador Anderson Etter (PT) garantiu R$...

Nesta terça-feira haverá limpeza do reservatório do Morro do Espelho; veja a programação do mês de julho

Durante o mês de julho, o Semae dará continuidade...

Égua é resgatada de valo no bairro Vicentina após ação conjunta

Uma égua foi resgatada na noite de ontem (29),...

PERIGO NA PISTA: Buraco na Avenida Feitoria requer atenção dos motoristas

Os motoristas que circulam na Avenida Feitoria sentido bairro...