Enchente no Vale do Taquari será uma das maiores da história, aponta MetSul

18 de novembro de 2023 - 20:24

Ao longo das próximas horas, a partir do final da tarde deste sábado (18/11), uma nova enchente deve atingir o Vale do Taquari, em níveis similares aos registrados no início de setembro. A situação é de alerta total por conta de novas inundações. O motivo são as chuvas muito volumosas e persistentes que ocorreram nos últimos dias, em várias regiões do Estado, ocasionando uma nova elevação do rio Taquari.

As cheias que devem acontecer hoje não terão a magnitude do fenômeno de setembro, quando houve chuvas extremamente volumosas em um curto espaço de tempo, ocasionando uma enxurrada forte, com os rios transbordando e arrastando o que estivesse pela frente.

Desta vez, é esperada uma elevação gradual do nível do rio, até chegar à cota de inundação. Embora o nível das águas não deva se elevar de maneira abrupta, o volume de água e a cota de inundação serão muito parecidos com os registrados em setembro.

É muito importante que as pessoas que moram em áreas de risco, que foram afetadas pela enchente de setembro ou que já estão em situação de alagamento procurem informar-se com as Defesas Civis dos respectivos municípios sobre quais são as medidas de prevenção previstas nos seus Planos de Contingência, como rotas de fuga, locais de risco e abrigos públicos.

É essencial, nesse momento, que as famílias saiam de suas casas levando somente o essencial e procurem abrigo em local seguro.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo