Agentes da GCM passam por capacitação para uso de espargidor de pimenta e de gás lacrimogêneo

Publicado em:

Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo realizaram nesta sexta-feira uma capacitação para uso de espargidor de pimenta e de gás lacrimogêneo. O objetivo é aprimorar a técnica de uso dos sprays como forma de conter suspeitos utilizando armamento não letal. Ao todo, participaram da formação 12 agentes da GCM.

O curso foi ministrado na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) e foi coordenado pelos agentes Fábio dos Santos e Marcone da Silveira, que fazem parte da corporação. A orientação abordou temas como o conceito de não letal, o uso diferenciado da força e os efeitos no organismo do espargidor de agente pimenta (OC) e lacrimogênio (CS), bem como aspectos legais, técnicas de emprego, manuseio e descontaminação.

Os espargidores de agente lacrimogêneo são armas enquadradas no conceito de instrumentos de menor potencial ofensivo. O equipamento é uma ferramenta de segurança, com aplicação prioritária em relação ao emprego de armas de maior poder de letalidade ou uso progressivo da força. O uso é permitido nas situações de legítima defesa ou quando necessário pelos agentes públicos de segurança.

De acordo com o agente Marcone, o aprimoramento do uso de armas não letais é fator fundamental para a segurança da população em ocasiões com grande aglomeração de pessoas. “Sempre temos como premissa o uso progressivo da força, de modo a preservar sempre a vida, priorizando sempre a utilização de técnicas não letais. O uso desses equipamentos garante que as forças de segurança possam imobilizar um suspeito em potencial mantendo a integridade e a segurança dos cidadãos e dos próprios agentes”, esclareceu.

Os Espargidores OC e CS

 O Espargidor de Agente Pimenta(OC) tem em seu princípio ativo a Capsaicina,  que em contato com o corpo humano causa grande desconforto devido à dificuldade de respiração, impossibilidade de abertura dos olhos e sensação de forte ardência nas áreas afetadas.

Já o Espargidor de Gás Lacrimogêneo(CS) em contato com o corpo humano causa irritabilidade e lacrimejamento.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Vereador Anderson Etter (PT) garante R$ 1 milhão em recursos para São Leopoldo

O mandato do vereador Anderson Etter (PT) garantiu R$...

Nesta terça-feira haverá limpeza do reservatório do Morro do Espelho; veja a programação do mês de julho

Durante o mês de julho, o Semae dará continuidade...

Égua é resgatada de valo no bairro Vicentina após ação conjunta

Uma égua foi resgatada na noite de ontem (29),...

PERIGO NA PISTA: Buraco na Avenida Feitoria requer atenção dos motoristas

Os motoristas que circulam na Avenida Feitoria sentido bairro...