Andréia destaca ampliação da rede básica e acolhimento aos usuários nas unidades

Publicado em:

Menos de uma semana após ter sido anunciada como titular da Secretaria Municipal de Saúde, Andréia Nunes, destaca o acolhimento como uma de suas prioridades na gestão. “Conversar com os usuários da rede (por consequência do SUS) para saber o que eles (usuários) dizem, o que sugerem para melhorar o serviço. Fiz isso no sábado (15) nas unidades da Scharlau e da Brás. Escutei elogios e críticas, ou seja, cada um fala de acordo com  o atendimento e  o acolhimento que recebeu na porta da entrada”, disse Andréia no Berlinda News Entrevista de hoje (19).

Segundo Andreia o que mais tem escutado a partir do momento que seu nome foi anunciado pelo prefeito Vanazzi é relacionado ao primeiro atendimento. “Como  usuária do SUS,  por 20 dias acompanhei um familiar  internado à espera de leito para cateterismo  (procedimento que não é feito no HC) e escutava muitos relatos de outros usuários, também com elogios e críticas sobre a forma como foram recebidos”, relata a secretária.

70% de atendimento na rede básica

“A prioridade em termos de estrutura é ampliar a rede básica hoje entre 41 e 42% para 70% da cidade, com qualidade, protocolos, conseguir fazer com que as pessoas saiam das filas  e saibam qual a referência de atendimento na região que moram criando  vínculo com a equipe da unidade. Dessa forma será possível desafogar o Hospital Centenário e UPA.”

Mudança cultural

“Em relação ao primeiro atendimento na rede básica nosso desafio é provocar a mudança cultural, de hábito de ir direto ao Centenário e UPA mesmo que o problema pudesse ser tratada na UBS. Precisamos insistir e buscar alternativas de comunicação que cheguem para todas as pessoas. Só assim a pessoa vai entender que seguir fluxo e protocolos agilizará o atendimento deixando para Centenário e UPA o que realmente é urgência e emergência.”

Política pública

“Sou servidora há 23 anos, pedagoga de formação e meu trabalho sempre foi por políticas públicas que atendam a necessidade e expectativa da população e valorização dos servidores públicos, muitas vezes chamados de heróis,  mas são pessoas que enfrentam todas as dificuldades do dia a dia, porém no trabalho são comprometidos. Assim como fiz na educação farei na Saúde e foi isso que disse e estou dizendo às equipes que me receberam calorosamente. O que eu não souber vou perguntar e aprender.”

 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Em uma hora, três carros caem da mesma ponte na Região Norte do RS

Na madrugada deste domingo (29), três veículos caíram de uma...

Comissão de Saúde da Câmara Federal aprova uso da musicoterapia como tratamento no SUS

Única instituição de ensino no RS e Santa Catarina...

Plano Municipal de Educação prorrogado até 31 de dezembro de 2026

O Plano Municipal de Educação de São Leopoldo foi...