Leite participa do lançamento da 23ª Expodireto Cotrijal

6 de fevereiro de 2023 - 15:29

O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta segunda-feira (6/2), do lançamento da 23ª Expodireto Cotrijal. O evento ocorreu no Hotel Deville, em Porto Alegre. A edição de 2023 da feira ocorrerá de 6 a 10 de março no município de Não-Me-Toque.

Tradicional feira de agronegócio, a Expodireto é focada em novas tecnologias para o campo e em geração de negócios, aproximando produtores, empresas do setor e instituições financeiras, como destacou o governador.

“A Expodireto cumpre um papel muito importante de fazer a conexão entre todos os elos da cadeia produtiva, desde o plantio até o maquinário e tecnologia que ajudam a melhorar a produtividade. Quando olhamos sob uma perspectiva histórica, o ganho de produtividade é muito maior do que o aumento de área plantada, e isso se dá pelas novas tecnologias e aprimoramento de pesquisa. Tudo isso é incorporado ao trabalho do campo pelo produtor rural por meio de exposições como a Expodireto, que fazem essa conexão e apresentam novas diretrizes”, destacou Leite.

O parque onde é realizada a Expodireto foi ampliado e passou a contar com 131 hectares. Neste ano, o evento receberá 580 expositores e delegações de mais de 60 países. A expectativa é de que mais de 200 mil pessoas visitem o parque. No ano passado, foram 263 mil visitantes e quase R$ 5 bilhões em negócios.

O presidente da Cotrijal, Nei Mânica, afirmou que a Expodireto tem a missão de buscar o aumento da produtividade por meio da inovação e da tecnologia. “Durante os cinco dias de feira, promovemos o encontro do que existe de mais avançado no setor”, projetou.

A programação da feira inclui fóruns, audiência pública e palestras voltadas a temas como soja, milho, leite, conservação do solo e da água. Também há um espaço dedicado a tecnologia e inovação. Pela segunda vez, a Expodireto terá a Arena Agrodigital, um espaço focado nas tecnologias digitais para soluções no campo.

Durante o lançamento, que reuniu autoridades e representantes do agronegócio, Leite destacou que o governo do Estado está investindo na qualificação da infraestrutura para o escoamento da produção rural e em soluções para enfrentar o desafio da irrigação, buscando apoiar o agronegócio, setor que representa mais de 40% do PIB gaúcho.

“O governo do Estado estará presente não apenas da feira, nos financiamentos e nas obras de infraestrutura que melhoram as condições de escoamento da produção do nosso Estado, mas também defendendo o setor do agronegócio, respeitando aqueles que produzem e garantido as condições para essa produção que gera emprego, renda e desenvolvimento que são aproveitados por toda a população”, disse.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo