Um dia repleto de muita música, ações culturais e diversão marcou o início do Festival 120, que reuniu mais de 6 mil pessoas nesta sexta-feira (09), na Praça Theodor Amstad, em Linha Imperial, Nova Petrópolis. Promovido pela Sicredi Pioneira, o evento segue até domingo (11) e é alusivo aos 120 anos da cooperativa, proporcionando experiências gratuitas à comunidade da região através do lema “É hora de celebrar o passado construindo o futuro”. As atrações acontecem todos os dias das 9 às 21 horas e o evento ainda oferece transporte gratuito saindo da Praça das Flores em direção à Linha Imperial, com retorno ao ponto de origem.
Na abertura oficial do festival, o presidente da Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt, fez um resgate da trajetória do padre Theodor Amstad, que em parceria com famílias locais da Linha Imperial, fundou a primeira cooperativa de crédito da América Latina. “Estamos aqui há 120 anos mostrando que quando algo nasce certo, com princípios e propósitos claros, não tem como dar errado”, definiu. “A cada projeto que fazemos na cooperativa olhamos para trás e nos perguntamos se isso atende o sonho dos nossos precursores, que estavam buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas”, detalhou Schmidt. O presidente da Sicredi Pioneira ainda enfatizou que o Festival 120 é o ponto alto da celebração dos 120 anos da cooperativa. “Um evento para ampliar a consciência dos associados e da comunidade em geral que estamos juntos para construir comunidades melhores”, complementou.
O primeiro dia do Festival 120 proporcionou uma programação lúdica e divertida para mais de mil crianças de escolas de sete cidades diferentes da região. Além de Nova Petrópolis, participaram do evento grupos de alunos de Estância Velha, Feliz, Novo Hamburgo, Picada Café, Portão e Vale Real. Ao longo do dia, as crianças puderam vivenciar atividades como a Oficina de Biscoitos Natalinos, que convidou os pequenos a pintarem bolachas e levá-las para casa. Além disso, as apresentações do Puli-Pulá, Teatro do Circo ZeZ e Show do Palhágico divertiram a criançada com histórias e brincadeiras interativas. A tarde ainda contou com música do DJ Cleber Brush, Banda Acústico F2 e do Coral e Banda da Escola Padre Amstad e Pinhal Alto.
À noite, diversas famílias se juntaram ao festival para prestigiar a apresentação do Natal Cooperativo, tradicional espetáculo com som, luzes, teatro e canções que acontece desde 2012. Com o tema “Os 7 Anjos e Era Uma Vez na Terra do Cooperativismo”, que contou a história de sete cidadãos da Linha Imperial, que compartilham ações cooperativistas e relembram da construção da localidade. Promovida pela Casa Cooperativa do município, a atração foi organizada e encenada por 200 pessoas da comunidade e celebrou a integração e o espírito cooperativo e religioso do Natal.
Sábado e domingo repletos de atrações para toda a família
O espírito do cooperativismo e a alegria da celebração continuam pelos próximos dois dias, marcados por uma programação cultural, musical e gastronômica intensa. No sábado (10), o destaque da programação será o show da banda gaúcha de pop&rock Nenhum de Nós, que sobe ao palco às 19h30. O grupo está à frente de sucessos como “Paz e Amor”, “Você Vai Lembrar de Mim”, “O Astronauta de Mármore”, “Amanhã ou Depois”, “Camila, Camila”, “Diga a Ela”, “Vou Deixar Que Você Se Vá”, entre outros. Já no domingo (11), para encerrar a programação do Festival 120, às 19h30, ocorrerá a apresentação da Família Lima, que traz uma mistura de música erudita e estilos variados como pop, rock e música eletrônica. O grupo já vendeu mais de 1 milhão de cópias e se apresentou em mais de 13 países. A programação completa dos próximos dias pode ser conferida abaixo.
10 de dezembro (sábado)
- 10h – Teatro “Um Pequeno Grande Homem: história e aventuras do Padre Amstad”, baseado na vida do jesuíta que fundou a primeira cooperativa de crédito na América Latina.
- 11h – Duelo de Chefs, uma batalha que convida a comunidade a escolher o prato mais saboroso
- 11h30 – Espetáculo “Simplesmente Herta – Memórias e Histórias” com banda local
- 12h30 – Acústico Tommy
- 15h – Banda Ose
- 16h – Oficina de Biscoitos Natalinos
- 17h – Acústico Menegallas
- 18h – Exibição do filme “O Caminho de Hans”, primeira curta-metragem de ficção sobre Cooperativismo do Brasil
- 19h20 – Projeção mapeada, com um espetáculo de som e luz no prédio histórico da Caixa Rural
- 19h30 – Show Nenhum de Nós, uma das principais bandas brasileiras em atividade no segmento pop&rock
11 de dezembro (domingo)
- 10h – Oficina de Biscoitos Natalinos
- 11h – Dança Italiana Fare Amicci, espetáculo que reúne folclore italiano em forma de dança
- 13h – Dança Tradicional Gaúcha com o CTG Pousada da Serra
- 13h30 – Dança Germânica com o grupo local Bohmerladtanzgruppe
- 15h30 – Teatro “Faísca Dágua”, que aborda o embate entre natureza e humanidade
- 16h30 – Acústico Leebe
- 18h – Finalização da produção do bolo de aniversário da Sicredi que pesará 120kg
- 18h – Exibição do filme “O Caminho de Hans”, primeira curta-metragem de ficção sobre Cooperativismo do Brasil
- 19h20 – Projeção mapeada, com um espetáculo de som e luz no prédio histórico da Caixa Rural
- 19h30 – Show Família Lima, grupo que traz uma mistura de música erudita e estilos variados como pop, rock e música eletrônica
Através do site oficial www.festival120.com é possível conferir mais detalhes sobre o Festival 120.